Sunday, June 14, 2015

Gatos e esquizofrenia - causa ou apenas correlação?

Ultimamente, tem-se falado num estudo que associa ter gatos a uma maior probabilidade de desenvolver esquizofrenia. Pelos vistos, cerca de metade das pessoas que desenvolvem esquizofrenia tiveram gatos na infância, especulando os autores que talvez algum parasita presente nos gatos (como a toxoplasmose) possa contribuir para o desenvolvimento da doença.

É uma hipótese, mas ocorre-me uma hipótese alternativa (como sabem, eu sou economista, não psicólogo, psiquiatra ou biólogo, logo tudo o que vou escrever é puro "achismo"; se houver algum psicólogo, psiquiatra ou biólogo a ler isto, talvez queira dar a sua opinião nos comentários?).

Há muito tempo que é praticamente "senso comum" a ideia de que pessoas pouco sociáveis e excêntricas gostam de gatos (enquanto pessoas mais sociáveis e conformistas preferirão cães). Ora, penso que há vários estudos que também indicam que o tipo pouco sociável e excêntrico tende também a estar sobre-representado entre as pessoas que vêm a desenvolver esquizofrenia e entre os seus parentes próximos.

Por vezes são feitos estudos comparando as tendências "esquizotipicas" (isto é, os traços de personalidade que se considera serem, no contexto da população mentalmente saudável, semelhantes aos apresentados pelos doentes esquizofrénicos) com os chamados "5 factores da personalidade": muitas vezes o resultado é de que a "esquizotipia" estará associada com baixa extroversão, baixa "agradabilidade", baixa "conscienciosidade", alta "abertura" e alto "neuroticismo" (exemplo - PDF).

Ora, em tempos foi feito um estudo comparando a personalidade dos "fãs" de gatos e cães, que concluiu que os fãs de gatos tendem a ter mais "neuroticismo" e "abertura" e menos extroversão, "agradabilidade" e "conscienciosidade" que os fãs de cães - ou seja, o perfil de personalidade do típico elurófilo é similar ao das pessoas com tendência esquizótipicas.

Onde é que eu quero chegar com isto tudo - em que em vez de os gatos (ou os seus parasitas) serem causa de esquizofrenia, talvez o que se passe seja simplesmente que as tais pessoas excêntricas e pouco sociáveis sejam mais dadas, por um lado a gostar de gatos, e por outro a desenvolverem (elas ou os seus filhos) esquizofrenia, explicando assim a relação estatística entre as duas coisas.

[De qualquer forma, ainda bem que eu, aos 41 anos, já passei da idade em que normalmente se desenvolve doenças dessas - afinal eu tive gatos a minha vida toda, não só lá muito sociável e muitas pessoas dizem que eu sou "estranho/esquisito", logo teria os sinais de risco quase todos]

No comments: