Monday, October 13, 2014

Guia simples sobre a politica externa dos EUA

Quando os EUA intervêm noutro país, isso quer dizer que só lá estão para defender os seus interesses, e também que são parolos provincianos que se julgam o centro do mundo (e portanto se acham incumbidos de resolver os problemas do mundo à sua maneira).

Quando os EUA não intervêm noutro país, isso quer dizer que só intervêm quando é para defender os seus interesses, e também que são parolos provincianos que se julgam o centro do mundo (e que portanto não se interessam pelo problemas do resto do mundo).

[Pode ser observado em ação em muitos comentários no Facebook à politica norte-americana nas guerras no Iraque e Síria]

1 comment:

João Vasco said...

Embora ache a crítica do post justa em muitos casos, devo dizer que "em tese" não há qualquer contradição/inconsistência em dizer que "só estão para defender os seus interesses" e ver confirmações quer nas intervenções, quer nas não-intervenções.

Imaginemos que existem duas situações: a situação A onde existe uma pequena crise humanitária e petróleo envolvido, e uma situação B onde existe uma enorme ameaça humanitária e nenhum petróleo (ou recursos estratégicos, ou "interesses") envolvido.

Se uma potência interviesse na situação A mas não na B (ainda para mais, por hipótese, causando com a intervenção mais mostres e destruição que o problema original), seria perfeitamente consistente dizer, em ambos os casos, que a potência usa desculpas humanitárias mas só intervém em nome dos seus interesses, e ver uma confirmação disso quer na intervenção, quer na ausência dela.

Melhor ainda, ambos os comportamentos seriam importantes para provar a falta de importância do critério humanitário, através da inconsistência com que supostamente é aplicado.