Thursday, July 03, 2014

"Canídeos e gatídeos"

Quem for às tabelas de taxas das juntas de freguesias, encontra uma curiosa entidade - os "gatídeos"; o que será um "gatídeo"?

Pelo nome, diria que teria algo a ver com gatos, mas os gatos são felídeos, portanto os "gatídeos" devem-se referir a outra coisa qualquer.

Já agora, se eu (ao abrigo da referência aos canídeos) quiser registar, na minha freguesia, um lobo ou um mabeco de estimação terei que pagar 15 euros de licensa?

Atenção que isto não é uma particularidade da minha freguesia - todas as freguesias usam essa terminologia, que está prevista na lei nacional.

O que eu suspeito é que quem fez a lei provavelmente julga que "canídeo" é simplesmente uma forma mais formal de dizer "cão" (e não um conjunto que abarca cães, raposas, lobos, chacais, coiotes, etc.); e o passo seguinte foi concluir que, se os "cães" são "canídeos", então os "gatos" são "gatídeos". Imagino que se se divulgar o hábito de ter furões como animais de estimação, se comece a emitir licenças para furanídeos.

5 comments:

Anonymous said...

Quem ir?

Miguel Madeira said...

A conjugação do verbo "ir" sempre foi confusa para mim - afinal, se em quase todos os verbos a primeira pessoa do futuro do conjuntivo é igual ao infinitivo (verbo "dormir" - "quando eu dormir"; verbo "comer" - "quando eu comer"; etc), porque é que o verbo "ir" há-de de se transformar em "for"?

O que, pensando bem, deve ser o mesmo raciocinio de quem inventou os "gatídeos" - se a família do cão (ou do urso, ou do corvo) é composta por "nome da espécie" + "ídeos", porque não há de ser o mesmo com o gato?

Diogo said...

Que fazer? Palermídeos é o que para aí não falta…

Anonymous said...

Verbo querer: quem quiser

verbo ser: quem for

verbo estar: quem estiver

Conjugar futuro dos verbos.

Kruzes Kanhoto said...

Não vá. É o melhor. Pelo menos ninguém se arrelia.