Tuesday, July 23, 2013

O que fez Cavaco?

Não o que eu estava à espera. Mas, para o meu post anterior não ser um fracasso total, reafirmo que «talvez a recomendação presidencial de negociações tripartidas PSD-PS-CDS tenha contribuído para melhor as relações entre o PSD e o CDS: nas negociações bilaterais entre o PSD e o CDS, gerava-se automaticamente uma dinâmica de "eu contra ti", com cada partido a tentar extrair concessões do outro; a partir do momento em que passaram a trilaterais, provavelmente gerou-se uma dinâmica de "nós contra ele", com o PSD e o CDS a fazerem "frente unida" contra o inimigo comum (aliás, a existência de um inimigo externo sempre foi, ao longo da História, uma das melhores receitas para juntar facções até então desavindas) ».

[O meu historial de acertar em previsões políticas: para aí em julho de 1991, expus a um amigo meu a minha teoria que ia haver um golpe na URSS.]

No comments: