Friday, December 28, 2012

Ter "mau feitio" dá saúde?

No facebook está a ser dada muita publicidade a um suposto estudo dizendo que ter " mau feitio" faz viver mais anos.

A mim, parece-me que há aqui uma grande confusão conceptual e de tradução de inglês para português - se lermos as noticias e não apenas os titulos, o que esse estudo diz é que as pessoas que exteriorizam as emoções negativas em vez de as interiorizarem vivem mais tempo. Note-se que, na imprensa aglo-saxónica, o que tem sido escrito é que "hot temper" faz bem à saude.

Qual é a minha objecção a isso tudo? É que "hot temper", "expressar emoções negativas", etc., tem muito pouco a ver com o significado em português da expressão "mau feitio" - "mau feitio" não tem a implicação de uma pessoa que "explode" facilmente (ao contrário de "hot temper"), mas mais a de uma pessoa negativista, que nunca concorda com nada, pouco colaborativa, com má opinião dos outros, teimosa, etc. (se formos fazer a tradução inversa, e procurarmos uma expressão inglesa equivalente, a mais adequada talvez seja "curmudgeon").

Na verdade, se existe um estereótipo sobre as pessoas com "mau feitio" até é o oposto da de "expressar facilmente emoções negativas" - é mais a de serem frequentemente pessoas contidas e reservadas, que raramente exprimem as suas emoções (e que desconfiam das pessoas que exteriorizam facilmente as emoções, chamando-as de "deslaidas", dizendo que "estão sempre a fazer teatro", etc.). Pelo menos, eu considero-me uma pessoa com "mau feitio" e não sou nada dado a exprimir emoções negativas, e positivas ainda menos... (há dias, quando eu estava irritado com uma coisa, uma colega que, pelos vistos, reparou que eu estava irritado, comentou "quanto estás irritado, ninguém pode contigo; e como não deitas cá para fora, ficas sempre com a irritação").

Já para as pessoas com "hot temper", o estereótipo até é mais a de que se "zangam na altura, mas depois ficam logo bons" (algo que não tem muito a ver com "mau feitio").

Já agora, fica aqui o link para o estudo original (ou pelo menos para o "abstract" - acho que o estulo mesmo custa 12 dólares), "The costs of repression: A meta-analysis on the relation between repressive coping and somatic diseases".

No comments: