Sunday, September 16, 2012

Quantos metros quadrados ocupa um manifestante?

Uma discussão recorrente em dias de manifestações.

Eu andei fazendo uma medidas - se uma pessoa medir 60 cm de envergadura largura (eu meço 47) e 40 cm das costas ao fim da barriga (eu meço 32), ocuparia 0,24 m2. Claro que isto seria se as pessoas nas manifestações ficassem coladas umas às outras. Se assumirmos que numa manifestação 2/3 da área está vazia e 1/3 está ocupado por pessoas, temos um manifestante por 0,72 m2.

Outra maneira de vermos a coisa é pensarmos qual a distância entre os manifestantes - se assumirmos que um manifestante está a meio metro da pessoa que está ao seu lado e a meio metro da pessoa que está à sua frente temos, por manifestante - largura: 110 cm (60+50); comprimento: 90 cm (40+50); área: 0,99 m2 (ok, 1 m2). Um problema de um cálculo destes é que muda muito com pequenas alterações das premissas - se o meio metro passar para 40 cms, a área já é de (60+40)*(40+40)=0,8 m2


Temos aqui uma fotografia de uma manifestação (em Portimão, junto ao café "Casa Inglesa"), mas não é muito fácil estimar a distância entre as pessoas; se as pessoas fotografadas medirem cerca de 1,80, dá-me a ideia (fazendo umas medidas com uma régua...) que a distância de ombro a ombro será de 30 cms.

Assim, a área será de (60+30)*(40+30)=0,63 m2.

De qualquer forma, a minha estimativa para a questão original será algures entre 0,6 m2 e 1,2 m2

[Post publicado no Vias de Facto; podem comentar lá]