Tuesday, September 11, 2012

"Obesidade infantil"

Hoje o SAPO tem uma notícia "Portugueses falam pouco sobre obesidade infantil quando estão online"; já de sí é de pensar se isso é uma notícia (deve haver ziliões de assuntos sobre as quais os portugueses pouco falam online, desde a estrutura narrativa dos contos tradicionais até ao ciclo reprodutivo da filoxera, passando pelos efeitos do calcário na formação de grutas) - falar-se muito de um assunto pode ser notícia; falar-se pouco tenho as minhas dúvidas. Depois nem é muito claro o que os investigadores contam como "falar pouco": quando comecei a ler o artigo ainda pensei que fosse em comparação com os outros países estudados, mas depois parece-me que o termo de comparação é o "Justin Bieber"; bem, mas se formos por aí provavelmente fala-se mais da "obesidade infantil" na internet do que do filósofo medieval Maimonides. Onde é que eu quero chegar com isso - definir se se fala muito ou pouco de "obesidade infantil" comparando com o que se fala sobre um assunto que não tem rigorosamente nada a ver não me parece fazer grande sentido.

Já agora, interrogo-me se a "obesidade infantil" será um problema tão real como isso - é verdade que posso estar a cair na falácia "eu sou o mundo", mas quase todas as crianças directa ou indirectamente no meu circulo de conhecimentos tendem a caír, ou no tipo "bem constituido/pré-atlético" ou no tipo "franzino" (para falar a verdade, os comportamentos que o "pânico" acerca da "obesidade infantil" apresenta como causas - "sedentarismo", "sempre agarrados ao computador", etc. - parecem-me, no mundo real, estarem associados fundamentalmente ao tipo "franzino").

2 comments:

João Vasco said...

Concordo a 100% com o primeiro parágrafo, que até me proporcionou algumas gargalhadas.

Quanto ao segundo parágrafo, creio que sim, que ele cai na falácia da acessibilidade. Mais do que olhar para as pessoas no nosso círculo relacional, devem ver-se as estatísticas a esse respeito. Pelo que fui vendo em notícias, esse problema é real no mundo (principalmente EUA), mas também em Portugal.

Mas concordo que não se falar disso online não tem qualquer relevância jornalística.

João Vasco said...

http://www.publico.pt/Sociedade/um-quarto-das-meninas-com-quatro-anos-tem-peso-a-mais-1563696