Thursday, January 28, 2010

Será que nós sabemos que morremos?

Este post de Pedro Vieira lembrou-me de uma importante questão existencial - será que quem morre sabe que morre?

Bem, penso que há uma teoria que diz que somos imortais, já que, como a nossa consciência só sobrevive nas realidades paralelas (sim, esta teoria implica aceitar realidades paralelas...) em que não morremos, na nossa perspectiva subjectiva nunca iremos morrer (as outras pessoas vêem-nos morrer, nas realidades paralelas em que morremos, mas nós não).

4 comments:

PR said...

"Bem, penso que há uma teoria que diz que somos imortais, já que, como a nossa consciência só sobrevive nas realidades paralelas (sim, esta teoria implica aceitar realidades paralelas...) em que não morremos, na nossa perspectiva subjectiva nunca iremos morrer (as outras pessoas vêem-nos morrer, nas realidades paralelas em que morremos, mas nós não)."

Mas isso obriga a que pelo menos uma das bifurcações quânticas conduza a uma vida infinita, o que me parece um absurdo.

Do ponto de vista de quem sobrevive (o gato de Schrodinger sortudo), nada de extraordinário se passa.

Miguel Madeira said...

"Mas isso obriga a que pelo menos uma das bifurcações quânticas conduza a uma vida infinita, o que me parece um absurdo."

Não, apenas obriga a que uma das bifurcações quanticas conduza a outra bifurcação quantica, que conduza a outra, que conduza a outra... Como em todas as bifurcações há uma hipotese de sobrevivência e a nossa consciência só sobrevive nessas hipóteses, quer dizer que vamos sobreviver a todos os acontecimentos na nossa vida que podem implicar um risco de morte, logo iremos ser imortais

PR said...

O meu ponto é: haverá alguum percurso (composto por várias bifurcações, claro) que possa conduzir a uma vida infinita?

Ou seja, quais são os "graus de liberdade" permitidos pela função de onda de Schrodinger? Quando se "olha" para o átomo, o electrão pode estar aqui ou ali, mas não pode estar noutra ponta do Universo.

Da mesma forma, podemos esperar que este princípio permita prolongar a vida (a situação limite descrita por Schrodinger põe em evidência essa possibilidade de forma clara) mas esse princípio pode não ser suficiente para manter uma vida eterna.

Miguel Madeira said...

Pondo a questão de outra maneira - haverá alguma situação em que a probabilidade de morte seja 100%? Se não haver, existe sempre uma possível bifurcação em que sobrevivemos.

De qualquer forma, o que me parece mais díficl de acreditar nisso (mas talvez por ser demasiado contra-intuitivo) é mesmo a teoria dos "vários mundos"