Wednesday, January 27, 2010

Obama - o "liquidador" da economia dos EUA?

Obama Liquidates Himself, por Paul Krugman:

A spending freeze? That’s the brilliant response of the Obama team to their first serious political setback?

It’s appalling on every level.

It’s bad economics, depressing demand when the economy is still suffering from mass unemployment.

Now, I still cling to a fantasy: maybe, just possibly, Obama is going to tie his spending freeze to something that would actually help the economy(...). There has, however, been no hint of anything like that in the reports so far. Right now, this looks like pure disaster.

2 comments:

rui fonseca said...

Penso que Krugman esteja a carregar no acelerador no sentido de pressionar Obama a fazer alterações na sua administração económica e financeira. Tanto ele como Stiglitz (v. Freefall, recentemente editado) são muito críticos da equipa que Obama elegeu para dominar a crise.

No entanto, creio que ambos consideram que o saldo é positivo (Stiglitz é muito claro nesse sentido) mas a intervenção deveria agora avançar decididamente no sentido da regulação bancária e de uma melhor intervenção federal na atribuição dos estímulos.

Stiglitz coloca o esforço para a retoma no investimento e não na animação da procura que, nas condições actuais, pode não ser correspondido porque as pessoas estão retraídas ou porque uma parte da procura vai animar outros mercados (o da China, por exemplo).

De qualquer modo mais do que as políticas seguidas o que eles procuram realmente é desalojar a actual equipa, a quem atribuem as culpas do relativo fracasso.

Para já Bern Bernanke parece ter a renomeação garantida. Quanto aos outros, veremos.

rui fonseca said...

Artigo recomendado:
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/01/26/AR2010012603519.html