Wednesday, December 09, 2009

Minaretes na Suiça e prédios na ilha de Faro


Não (porquê? entre outras razões, porque prefiro a "ilha" de Faro sem arranha-céus tipo Dubai). Mas (pelo menos num contexto social de propriedade privada dos imóveis) isso é realmente um restrição à liberdade de quem tem um terreno na Ilha de Faro - recordo que a conversa surgiu após alguém n'O Insurgente ter perguntado "qual é exactamente a liberdade individual que a decisão de proibir a construção de minaretes desrespeita?" e eu ter respondido/perguntado "a liberdade de construir minaretes?".

E, como já foi dito por algumas pessoas nos comentários, uma coisa é uma regra geral e abstracta proibindo construções com dadas caracteristicas, como altura, volume, etc.; outra coisa é uma lei dirigida a um grupo especifico (neste casdo, religioso) - afinal, continuam a ser legais (ou, pelo menos, a não ser ilegais) construções com uma forma "tipo minarete", desde que não sejam minarates (p.ex., imagino que uma igreja católica possa construir um campanário).

[Uma divagação - durante algum tempo, o padre do que seria a minha paróquia se eu fosse católico dava missa numa fábrica desactivada; de acordo com a nova lei suíça, como seria se um imã decidisse instalar uma mesquita numa fábrica desactivada como as que havia em Portimão?]

1 comment:

Filipe Abrantes said...

Também a mim não me agradaria ver uma torre na ilha de Faro. Mas não podemos discutir c/base no gosto pessoal, Miguel... por aí teríamos que respeitar o gosto dos suíços. E em muitos cantões a votação Sim aproximou-se dos 70%.

Sobre a restrição abstracta/concreta: devo supor que para o Miguel, se a comunidade muçulmana de uma terra qualquer quiser construir a sua mesquita com minarete e se isso for vetado pela Câmara, torna-se aceitável?

Sobre a divagação: na Suíça um homem acaba de construir um mini-minarete no seu telhado. Não é muçulmano, mas entendeu fazer isso em protesto.
http://www.lepost.fr/article/2009/12/11/1835879_afin-de-protester-contre-l-interdiction-des-minarets-en-suisse-il-en-construit-un-sur-sont-toit.html#xtor=RSS-33