Sunday, October 25, 2009

Perguntem também isto


- Os partidos comunistas sudanês e iraquiano deram, até ao último minuto, apoio aos regimes "árabes nacionalistas" que os massacraram quanto tiveram a oportunidade?

- Já que estamos a falar de "árabes nacionalistas", que o Partido Comunista Sírio participava no governo de Hafez Assad que interveio no Líbano em apoio aos fascistas da Falange contra a esquerda libanese e a OLP (a Síria também teve a sua "Chatila" - Tal el-Zataar, onde os falangistas com o apoio sírio massacraram milhares de refugiados palestinianos em Agosto de 1976)? Que enquanto nos últimos 30 ou 40 anos vários dissidentes de esquerda do PC (e, já agora, dissidentes de esquerda do Ba'ath) tem sido aprisionados, torturados e mortos nas prisões sírias, os PCs sírios (tanto o "ortodoxo" como o "renovador") fazem de cãozinhos amestrados do clã Assad?

- Que, enquanto o regime de Nasser no Egipto perseguia os comunistas, o Partido Comunista dava-lhe apoio e até se auto-dissolveu?!

[ou seja, quando se fala de massacres de comunistas, em muitos casos foram eles que quase se voluntariaram para serem massacrados]

- Que o Partido Comunista Francês apoiou a repressão contra as revoltas de Setif e Guelma na Argélia? Que participou no governo francês durante parte da guerra da independência da Indochina? Que, enquanto o governo socialista intensificava a repressão na Argélia, o PCF fazia grandes floreados retóricos mas votava ao seu lado no parlamento? Que impedia os seus militantes de darem apoio à FLN?

No comments: