Friday, August 14, 2009

A Gene for Liberty?

Butler Shaffer : I have long wondered if there is a genetic predisposition for liberty. This question was revisited, recently, when my wife took one of my two-year old grandchildren to a zoo. The child had a prolonged interest in an owl that was housed in a cage, then said to my wife: “he wants to get out.” After a short pause, the two-year old then said: “let’s break the cage.” LRCBlog

5 comments:

Miguel Madeira said...

Isso faz-me lembrar isto:

http://www.eb23-josebuisel.edu.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=43&Itemid=43

"Guardado à vista, faleceu no Hospital do Desterro um homem tão bom que abria a gaiola dos pássaros para que estes gozassem a liberdade que ele tanto amava."

Filipe Abrantes said...

Eu penso que em geral os liberais são oriundos de famílias com posses (ou que as ganharam durante a vida), ou pelo menos com um património ligeiramente acima da média. Em alternativa, haverá pessoas que se tornam liberais por egoísmo, do tipo, querem que não lhes tirem parte do rendimento para poderem assim enriquecer mais rapidamente (em vez de "egoísmo" podemos dizer "interesse", que não tem a mesma carga pejorativa).

Também haverá liberais que por várias razões (religiosas, p.ex) acham que as pessoas devem conviver c/respeito por regras éticas (não roubar, não matar etc).

Ser invejoso e querer tanto dinheiro como os vizinhos é bom e compreensível. Percebe-se por outro lado que a maioria das pessoas não trabalhe para isso, nem parta para a acção (roubo) quando têm um instrumento que as poupa a isso, o estado e sua polícia.

Filipe Abrantes said...

Mas: a maioria das pessoas com dinheiro não são liberais, são...conservadoras. Querem que a todo o custo alguém faça o dirty job para que o seu património (e estatuto decorrente) seja preservado.

Filipe Abrantes said...

E agora, outra. A maioria dos conservadores é gente com dinheiro? Os conservadores na economia, penso que sim. Os conservadores morais, penso que não.

Miguel Madeira said...

Nos rascunhos do blog está escondido um futuro post sobre a ligação entre personalidade e tendências politicas; se assumirmos que a personalidade tem uma influência genética (e provavelmente tem), então os genes terão também influência sobre as tendências politicas.