Tuesday, July 28, 2009

Re: Analfabetismo e Iliteriacias

No Jamais, Rodrigo Adão Fonseca escreve:

"O governo optou por colocar centenas de milhares de computadores nas mãos das crianças, sem saber qual o impacto que este tipo de solução pode ter no normal desenvolvimento das suas capacidades e do seu crescimento. "

Bem, uma coisa eu posso dizer: o meu sobrinho de 9 anos tem acesso ao computador da minha irmã e ao dos meus pais e já percebe razoavelmente (para a idade, claro) como mexer neles (nalgumas coisas até já percebe mais que eu); assim, podemos concluir que mexer desde cedo com computadores contribui para aprender a mexer neles. Portanto, porque é que as crianças que não têm (ou não tinham) computadores em casa hão-de ser privados da experiência de aprendizagem a que o meu sobrinho tem acesso?

Saindo do caso concreto da minha família, já há vários estudos relatando como o uso de computadores na infância (e não só, mas é da infância que estamos falando) contribui para o desenvolvimento das capacidades cognitivas. No livro "Tudo o que é mau faz bem" de Steven Johnson até há um exemplo de como, durante um jogo de Simcity, uma criança de 7 anos (acho eu) se volta para o autor dizendo "temos que baixar os impostos para abrirem mais fábricas" - ou seja, ao jogar computador, o miúdo aprendeu intuitivamente o funcionamento da economia do jogo (suponho que o RAF até apreciasse a conclusão dele).

Quanto aos EUA, Suécia, etc. não terem nenhum programa de uso de computadores na escola primária - nesses países a percentagem de familias que não têm computador em casa deve ser muito menor do que em Portugal, logo há menos necessidade de um programa desses.

No entanto, há uma coisa que concordo nos críticos do "Magalhães" - a ideia de usá-lo no contexto escolar é capaz de ser um bocado artificial; faria muito mais sentido apresentar abertamente o "Magalhães" como um computador para as crianças usarem nos seus tempos livres.

Outro post que escrevi há tempos sobre o assunto.

[Vamos lá ver se é agora que o Sócrates me oferece a presidência do C.A. do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio; tenho que manter a bateria do telemóvel carregada]

No comments: