Tuesday, July 28, 2009

O IRS (ou "Fiscalidade 101")


Ou Carlos Martins explicou mal o que pretendia representar, ou então fez mal as contas.



(estou usando um intervalo de rendimentos similar ao usado por Carlos Martins - claro que o gráfico poderia ser prolongado até ao infinito, o que corresponderia a uma taxa de 42%).

Efectivamente, a curva é mais inclinada nos rendimentos até 20.000 euros (mais ou menos), mas não me parece uma coisa muito significativa.

Agora, eu imagino que Carlos Martins tenha feito o seu gráfico a pensar, não na taxa global de imposto, mas na taxa marginal. P.ex., uma pessoa que ganhe 65.000 euros anuais não paga 42% de imposto: paga 42% sobre 2.453 euros (65.000 - 62.547); o resto é pago de acordo com os escalões inferiores (é por isso que só quem tenha um rendimento infinito pagará 42% de taxa total de IRS).

Mas se Carlos Martins fez um gráfico com as taxas marginais, seria conveniente que o dissesse explicitamente; e, mais importante ainda, se o gráfico é sobre as taxas marginais, toda aquela conversa de "aceleração das taxas fiscais" é absurda: se a taxa marginal já é a derivada da carga fiscal em relação ao rendimento, qual é o significado da aceleração da taxa marginal - ou seja, da derivada da derivada?

No comments: