Friday, June 12, 2009

O Irão e "estes regimes"

Henrique Burnay escreve, a respeito do Irão, que "[a]té pode ser que a pressão Ocidental - ou acham que isso não ajuda - obrigue algumas alterações, mas a História ensina que este regimes não têm tendência para se renovar ou democratizar. Sobretudo não têm essa iniciativa sem ser sob pressão."

Seria conveniente H. Burnay explicar o que quer dizer com "estes regimes" (afinal, para olharmos para História e vermos como "estes regimes" evoluem, temos antes que saber quais são...).

Estará falando de "republicas teocráticas xiitas"? Só me lembro do actual Irão, logo é (ainda) difícil a História ensinar qualquer coisa a esse respeito.

Estará falando de "regimes autoritários"? Mas temos montes de casos de regimes autoritários que se democratizaram sem pressão exterior significativa (a vizinha Espanha, p.ex.).

Estará falando de "regimes mistos combinando elementos oligárquicos e democráticos"? Ao longo da História houve montes de regimes desses que foram evoluindo para a democracia (a própria Atenas, a inventora do nome "democracia", foi um caso desses).

O que são, afinal, "estes regimes"?

2 comments:

Diogo said...

Burnay está a falar de muçulmanos que foram encaixados pelo Pentágono no «Eixo do Mal». Burnay não explica porque tem a cabeça formatada pelas Fox News deste planeta (ou faz parte delas). E a mais não chega…

Anonymous said...

Desmascaremos a hipocrisia do JUGULAR…

No Irão houve debate livre e sem limites. ganhou quem teve mais votos. O artigo citado pelo Viana, de um verdadeiro especialista em resultados eleitorais explica tudo.

Mas a verdadeira questão é esta: que autoridade tem o islamófobo Jugular (que se opõe ao direito de milhões de mulçulmanas usarem livremente o véu e apoia os massacres islamocidas dos nazi-sionistas e da neoconeiragem bushista) de pôr em dúvida a liberdade de expressão no Irão QUANDO CENSURA SISTEMATICAMENTE OS COMENTÁRIOS ANTI-SIONISTAS ?

Santa hipocrisia…Neoconeirice…