Saturday, April 18, 2009

Em busca de al-Qaeda debaixo da cama?

Diário de Noticias:


Christian Science Monitor:


Começam a ouvir-se vozes a falar sobre possíveis ligação entre os piratas e os fundamentalistas somalis ou mesmo al-Qaeda*, frequentemente acompanhados por um "não há provas".

Bem, se existir uma aliança islamitas-pirataria, será muito recente, já que se houve período em que a pirataria foi reprimida na Somália foi quando houve lá uma espécie de governo islâmico.

Quer isto dizer que "os islamitas somalis são bonzinhos, já que até combateram a pirataria" ou, já agora, que "os piratas somalis são bonzinhos - até foram persguidos pelos islamitas"?

Não. Apenas que talvez não seja boa ideia andar à procura de alianças imaginárias entre grupos que, à partida, nem se dão muito bem. Inclusive, tal até pode se tornar uma profecia auto-cumprida (hipótese: com base nessa suspeita lança-se uma intervenção internacional, ao mesmo tempo contras os piratas e contra os islamitas, levando-os a aliarem-se mesmo).


*nota para os leitores - vou deixar de escrever "a al-Qaeda", como é usual, já que não faz sentido repetir duas vezes o artigo definido : "a" e "al-": o é "al-Qaeda" ou "a Qaeda", nunca "a al-Qaeda

No comments: