Sunday, February 22, 2009

Teoria subjectiva do valor versus valor-trabalho

Em poucas palavras, onde é que a teoria subjectiva do valor mais é evidente e onde a "valor-trabalho" mais ausente? Na produção de arte e cultura.

Falemos numa pintura e num autor.

Tem o custo de produção de uma pintura alguma coisa que ver com o seu valor? E com o preço que determinada obra atinge numa primeira exposição?

Este exemplo também serve para decompor o conceito de taxa de lucro "normal" (sobre os custos de produção).

É na produção de arte que provavelmente maiores taxas de lucro (algumas devem aproximar-se de infinito) sobre os custos de produção são atingidas.

E na verdade, hoje em dia, todas as empresas tentam por incorporação de design e imagem, obter essas taxas. No fundo, o que se procura é produzir o "valor subjectivo" suficiente para que as pessoas alegremente se sintam perfeitamente satisfeitas na compra de um dado produto brm acima do seu custo objectivo (Ipod? Iphone?). Mas mesmo isto enquanto outros não "copiam" a ideia e o conceito e o oferecem a taxas menores.

PS: A única coisa que podemos dizer sobre o normal ou anormal de uma taxa de lucro é que esta será tanto normal quanto:

- o produto vendido não está sujeito a qualquer protecção legislativa que tende a monopolizar/cartelizar artificialmente a sua produção (coisa bem frequente, nem que seja por normas ditas de "qualidade" que acabam a proteger os actuais produtores dos potenciais concorrentes) nem está livre de pagar externalidades (como poluição) decorrentes de litígio (as normas ambientais não favorecem o litígio entre proprietários de qualidade de ar e água e os seus poluentes... o que fizeram foi politizar/estatizar o tema).

No comments: