Tuesday, February 10, 2009

""Alguém vai ter que pagar" as perdas no BPN"

Rui Pedras, administrador do BPN no negócios.pt

Eu sei quem devia ter pago: Os credores do BPN à altura da falência, quer os financiadores quer os depositantes (em que os pequenos teriam acesso ao sistema de indemnização).

Não existe diferença substancial entre accionistas e credores. Ambos participam no activo de uma empresa. Apenas têm formas de remuneração diferentes. Mas ambos detêm direitos sobre o activo.

(No caso dos depósitos à ordem, quem os faz credores são os Bancos Centrais que transformaram o que devia ser um operação de guarda de valores num contrato de crédito)

Mas não. A ajuda "sistémica" ajudou provavelmente os grandes credores e grandes depositantes a retirarem de lá dinheiro - incluindo aqueles que auferiram de taxas anormalmente altas para os seus depósitos.

Um grande esquema é seguido de outro grande esquema. Diga-se que o grande esquema é mesmo a crendice que o crédito e a moeda podem ser criados do nada.

A esquerda (e a direita) devia reparar que um sistema que permite a criação de moeda para conceder crédito é em si mesmo uma corrupção e um esquema.

E os Bancos Centrais são quem preside ao esquema.

No comments: