Tuesday, December 30, 2008

Krugman e os ciclos

"It’s true that the economy is currently shrinking. But that’s the result of a slump in private spending. It makes no sense to add to the problem by cutting public spending, too." NYT


Suponho que esta pretende ser uma tentativa de explicação: as pessoas de repente deixam de consumir e isso provoca a recessão.

Daí podermos falar de "Depressão". As pessoas entram em Depressão, deixam de consumir e os economistas no fundo são psiquiatras que tentam que o consumidor saia da sua Depressão e volte a consumir.

E eu que pensava (assim como o Galbraith) que era necessário sermos menos consumistas  e libertar as pessoas do hipnotismo provocado pela publicidade e marketing. Pois logo logo no primeiro momento de alguma vitória real do anti-consumismo e.... zás... é preciso pôr o pessoal outra vez...a consumir alegremente e nada deprimido.

1 comment:

Anonymous said...

Libertar as pessoas do consumismo é acabar com o sistema, não é verdade? A única razão que ainda faz com que o consumo desenfreado seja motivo de discussão pública é o problema ecológico. Fora esse "pequeno detalhe", tudo vai bem no melhor dos mundos possíveis.