Tuesday, October 07, 2008

Sobre o casamento

Há tempos, ocorreu-me uma coisa: a maior parte dos "unidos de facto" (apesar de não serem casados, nem pelo civil, nem pela Igreja) que eu conheço referem-se um ao outro como a "minha mulher/esposa" ou o "meu marido" (nos últimos tempos, só uma vez ouvi alguêm falar da sua "companheira"), e as outras pessoas também se referem a eles dessa maneira.

Ou seja, as pessoas, pelos vistos, consideram-se "casadas", apesar de não se terem casado perante César e/ou Deus (admito que o facto de "César" ter passado a aceitar IRS conjunto nesses casos - isto é, só nalguns - possa ter alguma influencia psicológica).

Não sei é se se poderá tirar alguma conclusão mais ampla disso (à primeira vista, eu não tiro, mas talvez haja alguma possível).

1 comment:

Héliocoptero said...

Suponho que algumas pessoas irão dizer que isso é conspurcar o conceito de casamento, uma vez que consiste em atribuir aos membros do casal unido de facto títulos tradicionalmente reservados para os casados.