Thursday, September 25, 2008

Ritalina

"Desta vez, os avisos vêm do Reino Unido. As novas linhas orientadoras ditadas pelo National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) referem que o conhecido medicamento chamado Ritalina (nome comercial do metilfenidato) usado para casos de défice de atenção e hiperactividade não deve “em caso algum” ser prescrito a menores de cinco anos e, apenas em último recurso, deve ser usado por crianças mais velhas."(lido no Público - hoje, o último exemplar foi entregue à pessoa que estava antes de mim na fila do hipermercado).

Eu estava para escrever algo sobre isto - isto, sobre a "hiperactividade", diagnósticos psicológicos, etc. Pode ser que seja hoje, se tiver tempo.

Disclosure: eu nunca tive qualquer diagnóstico formal a seja o que for, mas acho que cumpro os parâmetros para a "Desordem de Deficit de Atenção sem Hiperactividade".

3 comments:

Anonymous said...

o que me preocupa é quem dá drogas deste genero a miudos...
já existem drogas para "domesticar" as crianças.

Anonymous said...

Se vão deixar de dar a Ritalina aos miúdos, podiam oferecê-las aos adultos, diz quem provou que vale a pena ;)

Verdade, agitador, temos drogas para domesticar crianças e para domesticar os adultos em várias circunstâncias - sempre sem serem os próprios a controlar essa domesticação, claro. Também acho preocupante.

Anonymous said...

Já agora, Miguel, no caso será este o link mais exacto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Adult_attention-deficit_disorder

Também eu me revejo com frequência neste quadro.

Mas (lá está a dificuldade de diagnóstico seguro nesta área outra vez), como se distingue alguém que sofre disto de certas formas de depressão?