Thursday, September 11, 2008

Luis Fazenda sobre a "Obamania"

Desencantos longos têm destas coisas. Quando surge o encanto efémero obscurece a razão. A política de guerra de Bush, com largo sofrimento e condenação planetária, parece para muitos vir a ter um ponto final com a eventual eleição de Obama, que se opôs à invasão do Iraque.

O problema é que o mesmo Obama quer intensificar a guerra da NATO no Afeganistão (onde a URSS partiu os dentes) e incendiar por tabela o Paquistão (coisa de somenos, do clube nuclear). O problema é que o mesmo Obama sustenta o plano de cerco à Rússia com um anel de armas tácticas. O problema é que o mesmo Obama ameaça o Irão com o recurso à guerra. O problema é que o mesmo Obama já declarou que Jerusalém só pode ser de Israel, vejam-se as ondas de choque no mundo árabe. Can he do it? Yes, he can. É certo que McCain quer tudo isso, ameaça a paz de igual modo e não abdica do controlo manu militari do Iraque. So what? É certo que Obama parte para a briga querendo a companhia da união europeia. Yes, he can. E depois? Que tem isso a ver com a paz e a distensão mundial?

4 comments:

Anonymous said...

Tira-se-lhe o chapéu. Acho que seria impossível vermos o Louçã dizer semelhante coisa. Mas o Miguel Madeira poderá contradizer-me.

O único candidato verdadeiramente antiguerra, sabemos quem é: Ron Paul.

Anonymous said...

nao desculpem é o ralfh nadder....

eu peço desculpa, mas sem querer ofender.
ainda há alguem iludido com a historia da mudança? quer seja nos eua ou noutras partes do mundo?

ouvir falar um ou outro é a mesma coisa... so que uns sao mais carismaticos que outros.

mas podem dizer-me, mas entao obama é a favor do "universal healthcare", pois sim... eu aposto em como ele nao vai fazer nada de relevante em relaçao a isso.

afinal como já me responderam uma vez, a constituiçao americana diz the persuit of hapinness not healthcare.

não há escapatoria meus amigos

Miguel Madeira said...

"O único candidato verdadeiramente antiguerra, sabemos quem é: Ron Paul."

Acho que o Paul (que , alías, já só é candidato em dois estados e contra a vontade dele) também acha o Baldwin, o Nader, a McKinney e parece que o Barr (será que ainda acha?) anti-guerra.

Anonymous said...

Tem razão MM. Tenho tendência a esquecer os outros candidatos liberais, assim como os da extrema-esquerda que, talvez por vício de pensamento (meu), não consiga ver como gente de paz (pelo socialismo que defendem..).