Thursday, September 11, 2008

A imprensa durante Allende

Pedro Marques Lopes escreve "[d]escobrimos assim que o Chile de Allende era uma democracia. Essa democracia .... e a imprensa que não estava ao “serviço do povo” foi encerrada."

Gostava que PML apresentasse alguma fonte para a imprensa oposicionista ter sido encerrada no Chile de Allende (El Mercurio esteve encerrado durante um dia após ter apelado a um golpe de Estado, mas um jornal fechado durante um dia parece-me muito pouco para dizermos que «a imprensa que não estava ao “serviço do povo” foi encerrada»).

Já agora, cito Mark Falcoff, do neo-conservador American Enterprise Institute, que, num texto a atacar o governo de Allende ("Who killed Latin democracy", National Post, 04/03/2000), escreve "the pell-mell expropriations of factories and the intentional bankrupting of large enterprises had another consequence, one not entirely unwelcome to the Allende government -- independent newspapers and radio stations lost a principal source of financing (advertising). Indeed, it is an inconvenient but incontrovertible fact that Chile would have had no independent press at all in the last days of the regime were it not for clandestine financing by the hated CIA". Ironicamente (para um texto anti-Allende), o insuspeito texto de Falcoff implica que a imprensa da oposição não foi fechada durante o governo Allende (afinal, se se diz que a imprensa independente só sobreviveu graças aos financiamentos da CIA, quer dizer que sobreviveu).

Finalmente, como já referi aqui, a Freedom House em 1972, classificou o Chile com um indíce de "liberdades civis" de 2 (sendo 1 o máximo e 7 o mínimo), o mesmo grau de, por exemplo, a Finlândia, Irlanda, Itália, Malta ou San Marino. Em termos de "representação politica" (já não um indíce de "liberdade", mas de "democracia"), tinha um 1, ficando, p.ex., à frente da Finlândia (não me perguntem qual o critério da FH para chegar a essa conclusão). Não me parece que a FH atribuísse essas cotações a um país em que a imprensa da oposição tivesse sido encerrada.

Mas confesso que eu também não encontro nenhuma fonte credível que diga, taxativamente, "a imprensa oposicionista não foi fechada durante o governo de Allende"; apenas encontro montes de fontes que parecem implicar isso (que essa imprensa não foi fechada). Se PML apresentar algumas fontes dizendo o oposto...

4 comments:

Diogo said...

O ciclo do petróleo por Jon Stewart

Jon Stewart do Daily Show explica-nos, de forma concisa e com extraordinário sentido de humor, o ciclo do petróleo. Uma dolorosa alfinetada no capitalismo de mercado:

«O Congresso americano deu às indústrias petrolíferas 500 milhões de dólares para pesquisa. E deu 2.7 biliões de dólares em perdões fiscais. Embora uma empresa como a Exxon Mobil tenha 7.6 biliões de puro lucro apenas no último trimestre, ou seja três meses!

Poderão achar a ideia do governo usar biliões de dólares dos contribuintes para subsidiar estas indústrias como a antítese do capitalismo de mercado livre e privado. Estão enganados!

Há uma explicação muito simples para as companhias de petróleo já tão obscenamente ricas, receberem dinheiro do governo. Chama-se o “ciclo do petróleo”.

Começamos com a família americana. Gente trabalhadora que adquiriu uma inclinação para motores poderosos e televisões plasma. Através de um processo natural chamado “pagamento de impostos”. Os vencimentos destas pessoas são desintegrados e reabsorvidos por uma entidade chamada “governo”. O governo consome estes fundos e transforma-os em “subsídios. Alguns dos quais vão para gigantescas e lucrativas companhias petrolíferas. Esses fundos são usados para procurar novas fontes de petróleo e tirar partido da dependência do petróleo destas pessoas para assim obter lucros. Estes lucros são então armazenados em contas “offshore” nas ilhas Caimão de modo a evitar um processo chamado “pagamento de impostos”, o qual foi discutido anteriormente. O governo dá, então, às petrolíferas mais dinheiro.»

Vídeo (legendado em português) – 3:40m

Anonymous said...

caro miguel madeira,

ele ou eles nao tem provas nenhumas pois isso nao aconteceu como eles querem pintar.
a realidade é que allende era de esquerda e era comunista, embora nao alinhado, mas era-o. e isso basta para alguns.

para determinada malta. todos os ditadores sao comunistas e todos os comunistas sao ditadores.

tudo isto por causa dos "pobrezinhos" dos expropriados e do seu natural quasi quasi divino direito à propriedade.

um dogma portanto, assim como o deus patria familia.

Anonymous said...

ja agora ouviram falar do "dead peasant tax"? é uma pratica usada por empresas norte americapara ganhar dinheiro com a morte dos seus empregados.

Anonymous said...

já faltou mais para a defesa de hitler, ele também fez "maravilhas pela economia" e "saiu pelo seu próprio pé.