Monday, August 11, 2008

Sobre a Ossétia do Sul (e a Abkhazia) - II

Nas televisões ouve-se frequentemente refeir a Ossétia do Sul e a Abkhazia como "zonas de maioria russa", ou "zonas controladas pela minoria russa" (imagino que queiram dizer que nessas zonas a "minoria russa" seja maioritária).

Nem a Ossetia nem a Abkhazia são zonas "russas" (etnicamente): os ossetas falam uma lingua aparentada com o iraniano (e ainda mais com o pashtun do Afeganistão). Quanto aos abkhazes, a sua lingua é aparentada com a dos outros povos das montanhas do Caucaso, como os chechenos.

É que já ouvi (ou melhor, li) defensores da Rússia a dizer "o governo russo tem o dever de proteger as populações russas, onde quer que elas estejam" e defensores da Geórgia dizerem "aqueles territórios sempre foram georgianos - só se separaram por causa dos russos que para lá foram nos tempos da URSS".

Aliás, a respeito das teses que apresentam os separatismos na Geórgia como uma simples manobra russa, convém lembrar que, na guerra abkhaze-georgiana de 1992/93, a Abkhazia recebeu apoio, não só da Rússia, como da Chechénia (insuspeita de ser um peão de Moscovo)

2 comments:

Anonymous said...

A COMUNIDADE INTERNACIONAL DEVERIA RECLAMAR A MESMA SOLUÇÃO PARA OSSÉTIA QUE RECLAMOU PARA O KOZOVO E QUE SE CHAMA: AUTO-DETERMINAÇÃO, DE OUTRA FORMA AS NAÇÕES UNIDAS CONTINUARÃO A PERDER A SUA CREDIBILIDADE. ALÉM DISSO, AS AUTORIDADES DA GEORGIA DEVERIAM TAMBÉM PAGAR PELOS CRIMES PRATICADOS CONTRA A OSSETIA DO SUL.

ZÉ DA BURRA O ALENTEJANO

MFerrer said...

Tem toda a razão, Zé. Os crimes têm autores e as aventuras militares deviam fazer parte da História e não do quotidiano.
Criminosos para os tribunais e compensações às vítimas! Assim praticava-se a Justiça. Doutra forma é só a razão da Força bruta!
MFerrer