Tuesday, August 05, 2008

Re: ... Renda Básica de Cidadania


Esse risco é que aconteça com qualquer comunidade aquilo que acontece na Holanda com comunidades Islâmicas.Com este rendimento, as famílias mais desfavorecidas e problemáticas podem se concentrar num certo bairro.

Se causarem distúrbios na zona, esta irá desvalorizar e consequentemente vão conseguindo atrair mais pessoas da sua comunidade e cada vez criam mais distúrbios até que todo o bairro fica para a mesma comunidade e a preços baixíssimos.

Ao contrário do que possam estar a falar não estou a falar de ciganos ou de africanos ou de qualquer cor ou etnia.. Estou a falar de qualquer comunidade que pode inclusivamente ser multi-cor (se é que se pode dizer assim) que pode ir desde anarquistas, a nacionalistas, claques de futebol, adoradores do diabo, exibicionistas, etc. Qualquer grupo unido por uma característica agressiva para os demais.

Eu não percebo é porque esse perigo será maior com "Renda Básica de Cidadania" do que sem ela.

A mim parece-me que, quando os membros de uma dada "comunidade" preferem viver juntos e, ao mesmo tempo, os membros de outras "comunidades" preferem (com ou sem razão) não viver ao pé dessa "comunidade", ao fim de algum tempo essa "comunidade" acabará por se concentrar em bairros especificos, com ou sem "Renda Básica de Cidadania".

1 comment:

Anonymous said...

sabes que depois daquela "conversa" no artigo em que participou o Miguel Carvalho encontrei-me com ele e depois de alguma conversa fiquei convencido que esse "Renda Básica de Cidadania" é um óptimo mecanismo. Não lhe consegui encontrar falhas que não fossem facilmente refutáveis. Isto numa perspectiva reformista, claro