Tuesday, August 12, 2008

Porque é que a Rússia interveio?

Porque é que a Rússia interveio no conflito georgiano-osseta?

Há primeira vista, a resposta é simples - a Rússia interveio porque apoia o separatismo osseta. Mas porque é que a Rússia apoia os ossetas? Será parte de um linha geral de apoio ao direito à autodeterminação dos povos das montanhas do Caucaso? Suspeito que não.

Porque razão a Rússia tomou sob a sua protecção um território mais pequeno que o Algarve, com uma população menor que Portimão e Lagos combinados, sem recursos significativos (que eu saiba) e com uma população que etnicamente pouco tem a ver com os russos (os ossetas têm em comum com os russos a religião ortodoxa, é certo, mas isso também os georgianos)? A explicação mais provável é que a Rússia apoia a Ossétia do Sul como forma de ganhar influência nos assuntos georgianos.

Ou seja, o exército russo não entrou pela Geórgia adentro para proteger a Ossétia do Sul; a Rússia protege a Ossétia do Sul para poder intervir na Geórgia.

4 comments:

A Chata said...

Porque será que a Russia quer intervir na Georgia?
Já ouviu falar do mar Cáspio, do pipeline Baku-Tbilisi-Ceyhan e dos conflitos dos russos coma a BP e associadas?
Não é que os russos, no seu desejo de defender os ossétios, começou por bombardear o tal pipeline.Deve ter sido engano...

Tal como os americanos, no seu desejo de democratizar o Iraque e lutar contra o terrorismo acabarem a pretender uma concessão de exploração do petroleo iraquiano por 30 anos é um facto sem importãncia.

Estas tentativas de dividir o Mundo em bons e maus, esquerdas e direitas parecem-me mais discussão de futebol.

Os jogos destas "ligas" têem mais que se lhe diga.

josé manuel faria said...

Precisamente MM. Concordo plenamente com essa análise.

MFerrer said...

Eu começava, com o devido respeito,por saber escrever uma frase simples contendo o verbo HAVER.
É que "à primeira vista" o verbo HAVER não é para aqui chamado...
Depois, então, passava a interpretar a grande política internacional.
First things first.
Atentamente.

MFerrer said...

Depois, talvez não fosse de todo dispensável dar uma olhada pelo que se diz e escreve no mundo sobre este assunto do Cáucaso.
Mesmo aqui vc tem um excelente link para isso no Antiwar. blog ou até o convido a passar por cá em casa e ver o que transcrevo de várias origens.
MFerrer