Saturday, July 12, 2008

"Controle de armas ilegais"

A respeito dos tiroteios na Quinta da Fonte, muita gente (incluindo a minha camarada Helena Pinto) disse que era necessário "controlar as armas ilegais".

Como é que se controlam armas ilegais (que, quase por definição, não se sabe onde estão nem quem as tem)? A principal (quase única) maneira que me ocorre é através de rusgas, operações stop com revistas intensivas, etc.

E será que as armas ilegais que se apreendem nessas operações compensam o incómodo para os inocentes que são envolvidos nelas? Antes que me respondam "é melhor para esses inocentes serem envolvidos num fogo cruzado?", a minha questão é exactamente sobre se essas operações têm efeitos relevantes sobre a violência urbana (ou seja, saber qual o resultados das rusgas e afins em termos de redução de armas ilegais em circulação, e saber qual o efeito dessa redução de armas em termos de redução de crimes, tiroteios e afins).

2 comments:

NC said...

E que propõe para eliminar o problema das armas ilegais? "Não fazer nada" não conta como resposta.

Wyrm said...

O problema das armas ilegais resolve-se como se resolve uma série de outros problemas sociais: com um pacote de medidas fiscais e salariais mais justas que diminuam a desigualdade social.

A minha costela liberal acredita no mercado (mas com regulação) e na iniciativa privada, mas também acredito que isto pode ser feito sem excluir uma politica social forte que diminua a desigualdade.

O nada que se "tiraria aos ricos" seria tudo para os mais pobres.