Thursday, June 12, 2008

Os heróis da adolescência, RIP II

Rui Ramos (O mundo nunca foi simples) acusa também o ataque da realidade objectiva aos seus heróis. Reconheço que o processo é psicologicamente penoso.

Coisas escusadas:

"Churchill ganhou a guerra, mas perdeu as eleições em 1945. "

Não, a velha civilização já tinha sido destruída na WWI mas o seu querido Império aumentado (1/3 da população e território mundial). Churchill na verdade perde a segunda parte da mesma guerra e Estaline ganha-a.

"E ainda hoje o pastor Jeremiah Wright, pai espiritual de Obama, ensina em público que Pearl Harbour resultou de uma conspiração de Roosevelt, e que o 11 de Setembro ficou autorizado por Hiroxima."

Na verdade muitos historiadores reconhecem o estranho das circunstâncias a que se pode juntar o facto de Roosevelt ter já dado um ultimatum de bloqueio petrolífero ao Japão (sounds a declaration of war to me...). Sim, sim, já sei, o Japão era imperialista...sim, pois,...mas acusação um pouco esquizofrénico dado o Britânico (e não esquecer as Filipinas anexadas pelos EUA na guerra com Espanha por causa de Cuba em 1898, onde depois de serem "libertadas" do jugo espanhol iniciam uma guerra intensa de 2 anos com os independentistas, dizia na altura o Presidente que servia também para evangelizar, esquecendo-se ou não que já eram na maioria católicos...).

"Mas para Churchill e Roosevelt, a escolha principal não era entre a guerra e a paz, mas entre a escravatura e a liberdade"

Exactamente que liberdade é que foi conseguida? A dos Polacos? Europa de Leste? Ásia? Que vitória? Perder o Império pelo qual tudo Churchill (combater os independentistas Boers, no Sudão, etc) fez durante a sua vida (em 43 afirmava ainda que o Império iria ainda conhecer novos patamares de grandeza e que não tinha feito a guerra para depois o perder...)? E uma aliança com um mass murder durante os anos 30 (coisa de que os nazis são "apenas" culpados depois da guerra começar) e que invade a Polónia 15 dias depois de Hitler (ficando com ela e muito mais no fim)?

Rui Ramos continua a defender o caso Iraque, caso que me parece enquadrável como crime internacional à luz do precedente de Nuremberga (não que defenda tal conceito, mas suspeito que Rui Ramos sim).

Rui Ramos recusa abandonar a adolescência.

2 comments:

Tárique said...

muito interessante o assunto da guerra com os boers. alguns pormenores interessantes:

-tanto quanto sei, a concepção de campos de concentração foi usada pela primeira vez pelo império britãnico, para isolar/escravizar/exterminar as mulheres e crianças dos boers.

-ainda hoje em dia é crime de guerra dar duas navalhadas numa bala para a tornar "dum-dum" (explosiva a curto alcance) por causa que esta técnica era usada pelos boers. usar bombas de fragmentação, minas e armas nucleares não é crime de guerra.

xatoo said...

e talvez não saibam, mas ficam a saber: Churchill fez a guerra dos Boers; onde com aquele ar de texugo foi de imediato feito refém (mas como era judeu da casa de Blenheim as coisas resolveram-se rapidamente)
http://www.encounter.co.za/article/23.html
quanto à frase:
"Churchill na verdade perde a segunda parte da mesma guerra e Estaline ganha-a" é só parcialmente verdade: Churchill perdeu a hegemonia mundial do Império britânico; foi a moeda de troca por os EUA salvarem a Inglaterra da ameaça de Hitler: Na verdade a nova potência hegemónica, ou seja o verdadeiro vencedor da guerra (e que teve menos prejuizos) ajudou financeiramente por igual Churchill e Estaline. Mas esta questão tem a ver com os lobie dos judeus e a banca privada, que ainda hoje dominam