Sunday, May 25, 2008

Obama, o senador mais à esquerda?

Rui Ramos e Bruno Alves consideram Barak Obama como o senador mais à esquerda.

Apesar de tudo, a esquerda norte-americana não está assim tão mal (afinal, até há um senador que se diz socialista).

De acordo com o projecto VoteView, que classifica os congressistas segundo os seus votos (através deste algoritmo), Obama será o 10º senador mais à esquerda (empatado com Joe Biden).

A American Conservative Union considera (para 2007) Obama como o 32º senador mais à esquerda (isto é, é o 32º com a classificação mais baixa); na classificação ao longo da vida, é o 18º mais à esquerda. Note-se que a ACU atribui a Obama uma classificação de 7%, sendo a média dos senadores democratas de 5,9%.

Já os Americans for Democratic Action atribuem a Obama (para 2007 - PDF, pgs. 23 a 27), uma classificação de 75%, o que o torna o 44º elemento mais à esquerda do Senado (empatado com Joe Biden).

Então, onde Bruno Alves e Rui Ramos foram buscar a ideia de que Obama é o senador mais à esquerda? Eles não indicam a fonte, mas suspeito que foi ao National Journal, que classificou Obama como o senador mais à esquerda de 2007; no entanto, basta ler o artigo para ficarmos na dúvida se (pela fórmula de cálculo utilizada) isso é um indicador de "esquerdismo" ou apenas de ir poucas vezes às votações: "Overall in NJ’s 2007 ratings, Obama voted the liberal position on 65 of the 66 key votes on which he voted; Clinton voted the liberal position 77 of 82 times.". Aliás, pela fórmula de cálculo do NJ, é de esperar que os senadores que participam menos nas sessões (p.ex., por estarem a preparar a campanha) tenham um registo de voto mais "radical" (por um lado ou para outro), já que, em principio é quando se discutem questões mais importantes que vão lá, e tende a ser nessas ocasiões que o voto tende a ser mais ideologicamente alinhado (ou seja, em que é mais provável que um Democrata vote de forma "liberal" e um Republicano de forma conservadora) - aliás, em 2003, John Kerry foi também considerado o mais "liberal" pelo NJ, com base num numero reduzido de votações (depois disso, o NJ até alterou a fórmula, para incluir apenas congressistas que tenham votado um número mínimo de vezes).

Sugestão de leitura adicional: Obama liberal ou conservador?, de João Jesus Caetano.

No comments: