Wednesday, April 30, 2008

Os jovens não se interessam por política




Esses valores são a média aritmética atribuindo os seguintes valores à importância dada à política: Nada=1, Pouco=2, Bastante=3, Muito=4.

5 comments:

Anonymous said...

Não serei talvez o único, mas quando cheguei a Portugal há uns anos, fiquei "chocado" com o (muito) tempo que os telejornais dedicam à política. Na Suíça, onde vivi muitos anos, raramente me lembro de ver telejornais com metade do tempo dedicado à política. Os jovens, também não tenho ideia de estarem particularmente interessados por questões políticas (pelo menos muito mais que em Portugal).

Conversa de chacha do Cavaco e dos nossos comentadores/políticos, sempre prontos a mais um paternalismo. Gostei de ouvir o ralhete do Louçã a seguir ao discurso. Este já é paternalista em si, mas quando vem de quem vem, é mesmo hipócrita como discurso.

Miguel Madeira said...

De acordo com o estudo, os jovens suiços interessam-se mais um bocadinho por politica do que os portugueses - 2,6 contra 2,3 (na tal escala de 1 a 4).

Mas, em comparação com os maiores de 30 anos, os jovens portugueses (pelo menos, os jovens adultos) são os mais interessados em politica da Europa - somos o único país do estudo em que os 18/30 interessam-se mais por politica do que a média nacional.

Anonymous said...

Jovens suíços: 2,4.
Jovens portugueses: 2,3.

"Mas, em comparação com os maiores de 30 anos, os jovens portugueses (pelo menos, os jovens adultos) são os mais interessados em politica da Europa - somos o único país do estudo em que os 18/30 interessam-se mais por politica do que a média nacional."

De facto, nem tinha reparado. Mas confirma bem o paternalismo do Cavaco.

Miguel Madeira said...

Já eu confundi os suiços com os franceses (esses é que tem um interesse de 2,6)

Anonymous said...

Três décimas são muito importantes. Os comentadores, a imprensa em geral, eu também, todos interpretámos mal as palavras de Cavaco. Afinal, Cavaco é um jovem.
Apesar disso, mantenho o que escrevi no meu blogue.