Wednesday, April 16, 2008

O custo dos impostos

Fala-se num estudo sobre o que custa às empresas e cidadãos declarar os seus impostos (i.e., os custos em termos de trabalho que dá fazer a declaração, pagar a um contabilista, etc., não os custos em termos de impostos pagos).

Bem, pelas minhas contas, deve-me custar para aí uns 30 euros. Como chego a este valor? Eu devo levar para aí umas 3 horas a preencher a declaração de IRS; eu aufiro um remuneração horária de 8,80 euros; com mais uma ou outra despesa adicional, temos cerca de 30 euros (sinceramente, não me parece um valor por aí além).

Acerca das despesas com "guardar todos os recibos relativos a rendas, gastos com a saúde e com a educação", na prática isso corresponde à despesa que representa tirar os recibos da carteira ou do bolso do blusão e atirá-los para dentro de um caixote, de onde vão sair talvez esta tarde; à partida, nem me parece que isso vá representar despesa alguma.

No comments: