Saturday, January 19, 2008

"Sulfato de hidrógenio"

Expresso:

"Um frasco ainda com resíduos de sulfato de hidrogénio - um composto de enxofre - deitado fora por empregadas da limpeza do laboratório..."

"Este composto utilizada nas chamadas bombinhas de mau cheiro, no Carnaval, foi o responsável pela evacuação de de nove edifícios..."

"«Mesmo com o frasco vazio, o cheiro continua a ser intenso, mas o composto químico não é tóxico e não representa perigo para a saúde», explica a investigadora"

Será que os nossos jornalistas não tiverem química no 8º e no 9º ano e não sabem que "sulfato de hidrógenio" mais não seria que uma forma peculiar de dizer "ácido sulfúrico", que não é de forma alguma um "composto não tóxico e que não representa perigo para a saúde"(e que duvido que se use nas bonbinhas de mau cheiro)?

Possíveis explicações:

Houve mesmo um fuga de ácido sulfúrico, mas as autoridades competentes preferiram designá-lo como "sulfato de hidrogénio" para parecer mais inofensivo.

Ou (hipótese mais provável), o que foi lançado à rua foi sulfito de hidrogénio/ácido sulfuroso ou sulfureto de hidrogénio/ácido sulfídrico (aposto neste, até porque é gasoso), que, de boca para boca (salvo seja), passou a "sulfato".

1 comment:

Rodrigo Choinski said...

costuma-se designar "sulfato de hidrogênio" quando o ácido sulfúrico está puro sem contato com água ele se apresenta assim na forma de gás, e como você disse é venenoso, mas não é erro... na verdade o mais correto é chamar o produto de "sulfato de hidrogênio" nesta forma e de "ácido sulfúrico" quando misturado à água e portanto ionizado...