Saturday, December 29, 2007

Genéricos (não, não estou a falar de medicamentos)

Mas também tem a ver com a questão da propriedade intelectual.

Se irem a este meu post das séries televisivas da geração de 73, hão de reparar que muitos dos vídeos foram retirados do youtube. P.ex, indo ao link do genérico dos "Soldados da Fortuna" agora diz "This video is no longer available due to a copyright claim by NBC Universal" (uma curiosidade - na página para que o youtube redirecciona há um item "Videos being watched right now"; não sei se foi puro acaso ou se é sinal de alguma coisa, mas o único vídeo relacionados com as presidenciais norte-americanas - e um dois dois únicos vídeos "sérios" - que apareceu nessa rubrica era do candidato do meu novo colega de blog Carlos Novais e do leitor Filipe Abrantes).

Independentemente da questão sobre a legitimidade da propriedade intelectual (ou da outra, já agora), não me parece nada inteligente para a NBC impedir a exibição do genérico da série (embora isso abra espaço para versões mais criativas): em primeiro lugar, penso que isso não lhe rouba mercado nenhum, já que não há nenhum mercado para ver - a pagar - genéricos de 2 minutos de series de televisão; em segundo, para o mercado que realmente interessa (DVDs com os episódios), haver imagens dos genéricos das séries a circular na net até deve ter um efeito positivo (quem os ver pensar "olha, há quanto tempo não via esta malta; será que há DVDs com os episódios?"); e, em terceiro, se as "cópias perfeitas" são retiradas do youtube, aquelas que têm uma alteraçãozinha qualquer (estilo um logotipo qualquer no canto do ecrã) permanecem, logo isso pouco afecta. Claro, também não sei se o tal genérico foi retirado a pedido da NBC, ou se foi o próprio YouTube a retira-los por medida preventiva (não me admirava nada que tenha sido o segundo caso).

[Antes que alguém comente : "«Os soldados da fortuna»? Isso não é uma série um bocado militarista/reaccionária/etc.?", chamo a atenção para o episódio 22 da 2ª série]

1 comment:

Rui Baptista said...

Isto faz parte da loucura do copyright mais as guerras contra o YouTube. Os vídeos são retirados a pedido, mas provavelmente não da NBC: existem empresas que fazem esse serviço. Por exemplo, quase não vês golos do futebol inglês no YouTube.

No caso concreto a NBC está a promover um serviço análogo ao YouTube