Wednesday, November 07, 2007

Análise às notas do Exame-de-Matematica-do-12º-ano em 2007

O Tiago Mendes faz algumas sugestões:

"A variabilidade nos resultados de Matemática (infelizmente ainda não consegui abrir a base de dados), onde existem imensos “zeros” convida, quanto a mim, a fazer dois exercícios: um com os dados totais, outro excluindo estes outliers. Acho que era interessante veres a diferença que resulta desta escolha simples de eliminar os “zeros” (e eventualmente outras notas - sendo que é impossível não escolher uma linha de demarcação de certo modo arbitrária). Repara que isto pode mudar muito um dos coeficientes mais importantes na tua benvinda análise: aquele que indica o efeito parcial do ensino público/privado. É que, como é previsível (ou talvez não tanto assim, como disse não vi os dados, e sei que há muitas escolas privadas no fim da tabela), o facto de muitas escolas privadas terem algum poder de selecção sobre os seus alunos faz com que o número de “zeros” nas privadas seja, previsivelmente, bastante menor. Por outras palavras, aqueles que não nasceram para a Matemática estão mais que desproporcionalmente no ensino público e não tens nenhuma variável que controle isso."

Excluindo os "zeros" (129 exames em 65.491), os resultados são estes:

R2 0,20

F 1984,19





variável: desvio
t
Nº de exames 0,01 0,00 8,22
poder compra 0,16 0,01 30,24
Sexo -1,72 0,33 -5,16
ParaIngresso 17,21 1,04 16,50
ParaAprov -22,00 0,39 -56,30
Interno 37,90 0,38 99,79
PubPriv
5,85 0,54 10,75
Idade -2,32 0,08 -27,93
C 91,03 2,05 44,42

Se excluirmos todos os exames com menos de 10 (numa escala de 0 a 200), o que representa 594 exames, os resultados são estes:

R2 0,19

F 1904,45





variável: desvio t
Nº de exames 0,01 0,00 8,01
poder compra 0,16 0,01 29,92
Sexo -1,63 0,33 -4,89
ParaIngresso 16,96 1,05 16,20
ParaAprov -21,94 0,39 -56,24
Interno 37,00 0,38 97,31
PubPriv (a) 5,74 0,54 10,59
Idade -2,30 0,08 -27,64
C 92,21 2,06 44,86

Diga-se que há uma diferença qualitativa entre excluir os "zeros" e excluir também os 0,1 (numa escala até 20), 0,2 e afins: em principio, o aluno que vai ao exame, olha e desiste (e não sei se os dados também incluem os que nem aparecem lá) tem 0, não tem 0,1 nem 0,2.

Mas, de qualquer forma, parece-me que excluir os zeros ou todos os com menos que 1/20 não afecta de forma visível o resultado anterior.

[Espero que nenhum leitor que venha da Atlantico pelos links do TM se assuste com o post anterior]

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