Wednesday, November 21, 2007

Análise aos exames do secundário, por disciplina

Entretanto, estive a calcular a regressão para cada um dos exames - com a excepção dos de "Francês (iniciação -bienal)" e de "Inglês (iniciação -bienal), que não têm alunos suficientes para isso; também para o exame de Latim o cálculo revelou-se inconclusivo (nenhuma variável era significativa). Para as disciplinas com mais exames, deu-me estes resultados:


C Privado poder compra Interno Fase Para Melhoria Para Ingresso Sexo Idade
E_Portugues639 98,14 3,01 0,02 17,43
4,77 3,80 6,86 -0,80
E_Matematica 55,29 4,48 0,15 32,77
21,78 20,85 -2,93 -1,2
E_BiologiaGeolo 118,64 7,02 0,07 2,28 -4,89 12,92 12,84 -1,77 -2,82
E_FisicoQuimica 74,51 7,73 0,12 11,81 15,30 28,39 14,82
-3,48
E_Biologia 109,94
0,08 -6,98 -8,51 27,99 16,97
-1,15
E_Geografia 91,02 6,43 0,07 10,45 -4,52 11,44 5,08 -7,89 0,29
E_Economia 68,16 4,86 0,08 17,89 3,88 9,34 11,55 -2,01
E_Psicologia 97,07 2,47 0,06 1,69 -13,30 19,20 12,23 8,19 -0,47
E_Historia 51,16 3,06 0,09 19,51 2,59 8,69 18,58 -11,08
E_Quimica 86,66 5,55 0,10 -10,12 2,27 37,17 27,69 2,17 -1,93

Para começar, noto que, com a excepção de Português e Matemática (os dois exames com mais examinados), em todos a variável "Fase" é significativa; e, com poucas excepções (como Fisico-Quimica), é significativa para baixo (e esta tendência é muito mais forte no conjunto das disciplinas). Na verdade, o que suspeito é que a "Fase" é mais um sintoma que uma verdadeira variável explicativa: não é por fazerem o exame na 2ª fase que as notas são piores - são os alunos pior preparados que irão desproporcionadamente à 2ª fase (talvez para terem mais tempo para estudar). Ou seja, se se quiser comparar resultados entre escolas e perceber porque a escola A tem melhores resultados que a B, talvez não seja boa ideia concluir algo estilo "os resultados da B são piores porque mais exames foram na segunda fase"; provavelmente é ao contrário - é por os resultados serem piores que mais exames são feitos na segunda fase.

Como o Tiago Mendes esperava (e também eu), a variável "Sexo" é positiva para Português - ou seja, as raparigas têm melhores notas que os rapazes (e o efeito é mais forte que o efeito oposto em Matemática); confesso que os resultados para História (onde as raparigas tendem a ter menos 1 valor e uma décima que os rapazes) me surpreenderam.

Sinceramente, não percebo a diferença entre os parâmetros estimados para Matemática com os que eu tinha calculado antes (ver a primeira regressão, que tem sensivelmente as mesmas variáveis). Eles são quase idênticos, mas o referente à "escola privada" é mais reduzido (4,48 décimas de valor em vez de 6,07); será consequência de, neste estudo global, eu não ter incluido o "nº de exames" como variável?

Os resultados para todas as disciplinas:


C Privado poder compra Interno Fase Para Melhoria Para Ingresso Sexo Idade
N R2 R2' F
E_Filosofia 115,93



10,44

-0,40
1.712 0,01 0,01 7,06
E_Portugues 100,35 -9,11

-4,39 10,91 15,77 4,47 -0,89
2.028 0,05 0,05 17,00
E_Psicologia 97,07 2,47 0,06 1,69 -13,30 19,20 12,23 8,19 -0,47
14.508 0,10 0,10 205,12
E_Portugues239 101,92

56,22





46 0,21 0,19 0,92
E_GeomDescritiv 91,83
0,07 -6,63 -4,18 34,59 27,97 -4,81 -0,87
2.392 0,10 0,10 38,40
E_Alemao501 213,34

-24,73



-3,47
478 0,05 0,04 11,84
E_Frances517 98,09
0,13 -9,82

10,26 10,68

471 0,05 0,04 6,13
E_Espanhol547 168,98


-17,09




270 0,04 0,04 -
E_Ingles550 137,52

-43,53 -5,91
30,31
-0,73
989 0,06 0,06 15,91
E_Biologia 109,94
0,08 -6,98 -8,51 27,99 16,97
-1,15
20.065 0,18 0,18 713,83
E_Fisica 59,08
0,06 14,85 -5,13 12,37 13,50 -4,17 -0,91
3.422 0,15 0,14 82,85
E_Geologia 125,18
0,05 11,88 -13,87 16,11 7,03 -4,49 -1,86
2.960 0,16 0,16 81,34
E_Historia 51,16 3,06 0,09 19,51 2,59 8,69 18,58 -11,08

13.746 0,09 0,09 202,58
E_Portugues639 98,14 3,01 0,02 17,43
4,77 3,80 6,86 -0,80
75.897 0,10 0,10 1.263,72
E_Quimica 86,66 5,55 0,10 -10,12 2,27 37,17 27,69 2,17 -1,93
9.623 0,24 0,24 372,00
E_Alemao701 83,79
0,17
-10,53
31,01


484 0,08 0,07 13,62
E_BiologiaGeolo 118,64 7,02 0,07 2,28 -4,89 12,92 12,84 -1,77 -2,82
54.166 0,06 0,06 401,08
E_Informatica 361,55 10,53 -0,04



-15,94 -14,52
1.429 0,16 0,16 67,81
E_Desenho 125,07 -3,90 0,09 9,28



-0,96
5.643 0,03 0,03 48,48
E_GeometriaDesc 130,26 9,30 0,17 22,37 -13,82 30,72 16,06 -6,14 -4,14
7.955 0,11 0,11 126,93
E_Economia 68,16 4,86 0,08 17,89 3,88 9,34 11,55 -2,01

15.168 0,09 0,09 221,59
E_Filosofia714 105,61
0,12
8,84


-1,78
3.438 0,06 0,06 73,07
E_FisicoQuimica 74,51 7,73 0,12 11,81 15,30 28,39 14,82
-3,48
53.768 0,17 0,17 1.589,50
E_Frances717 300,52






-9,49
25 0,03 0,02 -
E_Geografia 91,02 6,43 0,07 10,45 -4,52 11,44 5,08 -7,89 0,29
17.768 0,05 0,05 121,32
E_HCArtes 53,24
0,11 14,69
10,03 15,02 6,30

3.250 0,07 0,07 46,31
E_Latim732 238,61

25,36 -25,77


-7,35
489 0,28 0,27 61,94
E_Literatura 133,23 7,93

-15,53 20,98
7,80 -1,38
845 0,09 0,09 17,07
E_Matematica735 66,51 16,10 0,06 10,31 6,81 35,03 18,67 -5,33 -1,57
8.724 0,09 0,09 108,05
E_Espanhol747 130,71

12,34 -15,58
13,99 11,39

150 0,15 0,12 6,30
E_Frances817 134,58 -10,87
14,95 -12,39 17,32

-1,51
973 0,13 0,13 29,05
E_Matematica835 148,57 9,43 0,14 23,01
11,19 5,17
-4,54
8.694 0,14 0,14 230,94
E_Ingles850 117,09
0,14 -18,64 -19,30
31,71
-1,07
1.048 0,09 0,08 12,03
E_Matematica 55,29 4,48 0,15 32,77
21,78 20,85 -2,93 -1,2
65.491 0,19 0,19 2.203,02

A "legenda" para saber a que disciplina corresponde cada exame está no fim deste post
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