Friday, October 19, 2007

Ainda a propósito de televisão

Agora, um momento intimista, chamemos-lhe assim - as séries de televisão que eu via na minha infância e adolescência (mais ou menos por ordem cronológica inversa, e com muitas lacunas - de memória e de vídeos).

Ou então, poderemos ver este post como um tratado sociológico sobre as influências televisivas da geração de 73.

Atenção, que o browser pode bloquear se virem muitos vídeos de seguida (e acho que só se vê com o flash instalado).



































































Este video acima parece que foi retirado, mas ainda podem vê-lo aqui

























Algumas observações:

- O símbolo dos Jogos Olímpicos de Moscovo ficou mesmo ao pé de um símbolo do capitalismo americano - podermos concluir daqui uma identidade essencial entre os capitalistas do Ocidente e os (extintos) burocratas de Leste? Ou será um simples acaso cronológico?

- Pelo menos 3 das séries apresentadas deram origem, anos mais tarde, a filmes (bem, num caso, a série era já uma sequela de uma série dos anos 60 - talvez tenha sido essa que deu origem aos filmes): os que vi, achei melhor a série que o filme (num caso, achei o filme uma perfeita porcaria)

- Uma das séries apresentadas, quem era mesmo fã era a Duquesa - a bisavó do Cinza e da Blackie e n-avó e (n+1)-avó da Marta e da Chiquita, respectivamente (entretanto, a Chiquita foi rebaptizada Tareca e a Marta foi passear há 2 meses e ainda não voltou); no entanto a Duquesa só prestava atenção às cenas de imagem real e ia caçar moscas quando passava para as cenas de desenhos animados

- Qual é a utilidade deste post? Provavelmente nenhuma (além de eu me ter divertido a fazé-lo).

4 comments:

Anonymous said...

Bela colectânea. Eu sou dos 80's mas ainda me lembro do Perry Mason e do Columbo, das melhores séries jamais feitas =)

Miguel Madeira said...

Por acaso, também andei à procura de um clip de jeito do Columbo, mas não achei nenhum que gostasse e achei melhor não sobrecarregar mais o post.

aL said...

"poderemos ver este post como um tratado sociológico "

ahahah!!! Muito bom ;)

Recordo-me da minha mãe me proibir de ver o "twin peaks", pois eu era uma pré-adolescente na altura e aquilo não era para a minha idade! [eu nasci na 2ª metade dos 70's ;)], no entanto deixava-me ver "o polvo" porque o actor era "muito bem parecido" [opinião que eu também partilhava...], recordo-me da "Balada de Hill street" a P&B!!! em casa dos meus pais só dava o canal 2 na televisão da cozinha, que era a P&B, ahah!

Considerando a diferença de idade e preferências de género, há coisas que não reconheço ou recordo... mas faz-me falta o "era uma vez o espaço" [o meu favorito"] a "candy, candy!", o "beverly hills" ou o "miami vice"...

[muito bom o post, dá mesmo vontade de ir para o youtube, procurar coisas ;)]

Miguel Madeira said...

Eu ainda estive para pôr o "Miami Vice" (e "Um Anjo na Terra") mas depois acabou por não ser seleccionado.