Tuesday, August 21, 2007

Transgénicos estéreis?

A respeito dos transgénicos, algumas vozes têm argumentado (p.ex., aqui) que eles são estéreis e portanto não representam perigo de contaminar as culturas vizinhas.

Como já disse, não percebo nada da parte "técnica" desta questão. No entanto, fiz uma pequena pesquisa pela net (que vale o que vale) e parece-me que não é assim: efectivamente, existirá uma gene patenteado (o "exterminador") que produz sementes estéreis, mas, em 1999, a Monsanto, face às acusações que quereriam manter os agricultores na sua dependência, comprometeu-se a não o utilizar.

Ou seja, pelo que consegui apurar, os transgénicos actualmente existentes não são estéreis (bem, a melancia sem grainhas deve ser, mas não parece ser o caso do milho), e, portanto, poderão contaminar outras culturas (ou plantas selvagens) lá ao pé (se esse "ao pé" é maior ou menor que a distância de segurança actualmente exigida por lei não faço ideia).

Claros, se alguém tiver referências que comprovem o contrário, podem deixá-las na caixa de comentários.

[por outro lado, também é um bocado ilógico que algumas das pessoas que são contra os transgénicos devido ao perigo de contaminação sejam também dos mais críticos do gene "exterminador"]

8 comments:

Tiago Velho said...

Olá,

De facto a problemática dos transgénicos é cada vez mais complexa, o que exige uma maior pesquisa e compreensão. No entanto, as informações disponibilizadas na internet são muitas vezes suspeitas e poucas vezes estão baseadas em estudos científicos credíveis.
Se procura informação baseada em estudos científicos crediveis tente encontrar informação em www.cibpt.org.
As sementes são de facto muitas vezes esterilizadas, tanto para evitar a contaminação genética, como para assegurar os direitos intelectuais e de patente dos fornecedores.
Se desejar informações científicas e suporte científico posso fornecer-lhe links com informações bastante credíveis.

Abraços,
Tiago Velho

Miguel Madeira said...

http://www.cibpt.org/consultapublicacoes.php?id=91

Ai tem um texto (respondendo a um artigo do público) em que se refere que a polinização do milho é feita pelo vento e não pelas abelhas.

Logo, implicitamente, parece indicar que o milho transgénico não é estéril (inclusive, como o sentido do texto e negar que as abelhas possam originar polinização cruzada, de certeza que, se o milho fosse estéril, o iriam dizer).

Anonymous said...

[por outro lado, também é um bocado ilógico que algumas das pessoas que são contra os transgénicos devido ao perigo de contaminação sejam também dos mais críticos do gene "exterminador"]

eu sou critico de ambos, por um lado, sou contra a contaminaçao, por razões subejamente conhecidas.

por outro, o gene exterminador iria sim causar uma grande dependencia dos agricultores.

quando dantes iam buscar sementes a propria cultura de borla, agora tem de "pedir autorização" a uma empresa para as usarem. muitas vezes com produtos proprios para colocar nas culturas estilo "round up", por exemplo. numa especie de kit.

e querem-me convencer que isto vai tornar mais barato? e mesmo que torne mais barato, isto noa vai limitar a independencia dos agricultores?

para mim, que sou anarquista, isto iria funcionar como um feudo.

para finalizar, há metodos ditos "verdes" para ajudar na produtividade de uma cultura.
no entanto isso noa seria obviamente tao rentavel para uma empresa viver a custa disso.
afinal noa teria ninguem tão dependente das suas patentes, pois normalmente estas praticas são tecnicas agricolas e como tal são ensinadas.

Miguel Madeira said...

"por outro, o gene exterminador iria sim causar uma grande dependencia dos agricultores."

Pois, mas ninguém os obriga a plantarem transgénicos - se eles não quiserem estar dependentes, podem sempre comprar sementes normais.

Anonymous said...

no entanto a "pressão do mercado" força-los-ia a escolher essas sementes.

por fim, desde que nao contaminem o meio envolvente e apareça no rotulo discriminado como transgenico ou nao, e sem as tretas das percentagens que querem inventar agora.
por mim, até podem plantar tomates azuis, se alguem tiver um fetiche por isso.

Anonymous said...

só um aparte,

"mas ninguém os obriga a plantarem transgénicos"

isso faz-me lembrar a justificação que quem é pro-capitalista dá para desvalorizar o bargaining power, do empregador sobre o empregado.

Tárique said...

Gene "exterminador" !?? Não será gene terminador ?

Miguel Madeira said...

"Não será gene terminador?"

Talvez. O nome original é "terminator" e eu traduzi usando o critério dos filmes do Schwarznegger ("terminator" > "exterminador").