Monday, August 20, 2007

Acho que isto não faz sentido nenhum

Um cientista italiano acha que a humanidade tenderá a tornar-se bissexual, em virtude da reprodução artificial e de uma maior igualdade entre os sexos. Acho que isso não faz sentido, por uma razão: muitos dos outros animais não têm diferenças "sócio-profissionais" significativas entre os sexos (p.ex., os gatos e as gatas dedicam-se ambos a caçar, as gaivotas e os "gaivotos" a pescar, etc.*) e não é por isso que se tornam maioritariamente bissexuais, nem hermafroditas.

*na verdade, penso que, entre os mamiferos, o único em que há (ou houve) uma "tradição" de os machos "irem trabalhar" e as fêmeas ficarem "em casa" é (foi) mesmo entre os humanos (os leões também têm divisão sexual do trabalho, mas é ao contrário), nem que seja porque as fêmeas, ou são "mães solteiras" ou são parte de haréns gigantescos (de qualquer forma, morreriam de fome se dependessem dos machos para alimentação). Entre as aves, penso que há efectivamente casos de "familias tradicionais", como o calau.

3 comments:

Mentat said...

"Um cientista italiano acha que a humanidade tenderá a tornar-se bissexual, em virtude da reprodução artificial e de uma maior igualdade entre os sexos."


Miguel

E se o homem tiver razão ?
Não acha que isso justifica uma acção directa imediata, não violenta claro, de desobediência civil, impedindo a reprodução artificial (que ao fim e ao cabo é uma forma de (OGM) e acabando com a igualdade entre sexos ?
:)
.

Mentat said...

Além disso quero lavrar aqui o meu mais veemente protesto, contra a apreciação negativa que faz da função do Leão.

O Leão para além de ter de cumprir os seus deveres conjugais, não com uma, mas com inúmeras consortes, é também o garante da soberania sobre os terrenos de caça, ou seja garante a liberdade de as Leoas poderem exercer com toda a segurança o seu trabalho.

É assim uma espécie de Porta-aviões Americano estacionado no Golfo...
Parece que está a dormir, mas ...
:)
.

JoaoMiranda said...

««€"Um cientista italiano acha que a humanidade tenderá a tornar-se bissexual, em virtude da reprodução artificial e de uma maior igualdade entre os sexos."»»

Só se forem criados úteros artiiciais que permitam que os homens desempenhem o papel de grávidos com os mesmos custos que as mulheres. As diferenças entre gatos e gatas vêem do facto de as gatas terem útero e os gatos nao. Na verdade, gatos e gatas têem outras diferenças que decorrem do problema do útero. Por exemplo, as gatas são quem cuida em exclusivo dos filhotes.