Sunday, June 17, 2007

Gore e o Unabomber

O texto abaixo é uma citação d'"O Futuro da Sociedade Industrial", mais conhecido por o "Manifesto do Unabomber".

Uma coisa engraçada com o Unabomber/Ted Kaczynski é a mania de, em certos sectores de direita, fazer um paralelo entre ele e Al Gore (porque não com Thomas Jefferson, que também não gostava muito de indústria e de cidades, e, tal como Kaczynski e ao contrário de Gore, era pró-individualista e anti-estatista?). Mas fará sentido tentar denegrir Gore "colando-o" a Kaczynski? Afinal, Gore foi um destacado membro da Administração Clinton, que, de Waco à Sérvia, passando pelo Iraque, foi responsável por muitos mais mortos que Kaczynski (que matou apenas 3 pessoas). Ou seja, a analogia Gore-Kaczynski até deveria ser mais desprestigiante para o segundo do que para o primeiro.

A explicação que vejo é que as mortes de que Gore foi cúmplice (nada que se compare com a administração seguinte, claro) são o tipo de mortes que os conservadores até não têm objecções de maior (se calhar, nalguns casos, até acham que o mal foi terem sido poucas) - bem, os conservadores talvez não mandassem o BATF atacar uma seita adventista em busca de armas ilegais, mas duvido que tivessem problemas em mandar a DEA contra uma seita new age ou rastafariana em busca de drogas ilegais (quanto aos liberais/"libertarians" recorrerem também a essa analogia, suspeito que seja por mimetismo).

2 comments:

james stuart said...

Madeira, estou com um problema.... nao consigo aceder a este blog sem que o meu computador desligue a conexao internet segundos após...
Por favor veja o que se passa, e comunique a resposta lá no meu blogue... que eu gostaria de nao perder as consultas aqui ao vento sueste

james stuart said...

aparece "The program (C:/archivos de programa / Internetexplorer
/iexplorer.exe)caused a problem and is going to close, Would you like to save a dump file?"
E depois aparece aquela caixa típica de encerrar o programa em causa (neste caso internet explorer) que nao dá hipótese de escolher.
Isto ´so acontece com o seu blogue.