Saturday, April 21, 2007

"Novas Oportunidades" II

Depois das criticas à campanha publicitária do governo, é a "contra-campanha" do Bloco de Esquerda que é alvo de criticas.

A minha posição deve ser ultra-minoritária, mas não concordo com nenhuma das criticas - a razão porque não concordo com as criticas à publicidade do governo já as expus aqui; quanto ao cartaz do BE, que tem sido acusado de "elitismo", chama a atenção para um ponto importante: se mesmo os licenciados tem grandes dificuldades em arranjar emprego, isso significa que a causa principal do desemprego não é um problema de qualificações individuais (os desempregados estarem desempregados por terem baixas baixas qualificações), mas sim um problema da estrutura social no seu todo, que, nos últimos tempos, tem levado, quer a um aumento do desemprego, quer (sobretudo) a uma degradação dos condições de trabalho dos empregados, seja qual for o seu grau de qualificações.

Note-se que o que digo neste post não contradiz o que disse mais abaixo: por um lado, as habilitações melhoram as perspectivas de emprego (tanto em termos quantitativos - facilidade em arranjar emprego - como qualitativos - maiores possibilidades de realização profissional); mas por outro, essas perspectivas são baixas para quase toda a gente (independentemente das suas qualificações).

Um exemplo hipotético - imagine-se que a taxa de desemprego das pessoas que saiam da escola com o 9º ano era de 20% e a dos recem-licenciados era de 10%. Neste cenário, podermos dizer que, por um lado, continuaria a haver um elevado "prémio" (em termos de empregabilidade) em ter uma licenciatura, mas, ao mesmo tempo, que haveria um problema geral de emprego cuja solução não estaria na "qualificação".

2 comments:

Anonymous said...

Muitos dos licenciados com empregos pouco estáveis são pessoas com formações pouco profissionalizantes.

Anonymous said...

Este últico comentário é uma babuseira daquelas que eu já não houvia há uns anos...

Quanto ao conteúdo do post, meu caro, não deixas de ter razão, mas está-se a criar no povo a ilusão de que frequentando o programa ficam com o que lhes faltou para terem outra vida. Dá a impressão que isto lhes pode mudar a vida.. para quem não sabe, este programa não é Formativo.. não dá formação e a que dá é residual. Anda à volta de Psicólogos, a maior parte deles recem-licenciados... e das suas capacidades para reconhecer Competências...
Para além de tudo isto. este programa serve aos funcionários públicos para subirem na carreira, pois agora têm um diploma... quanto aos do sector privado, não lhes serve de nada, porque já se começou a abrir os olhos... é que a pessoa não adquiriu novos conhecimentos, adquiriu um diploma e mais nada... e não me venham com a conversa de que vivemmos numa sociedade sub-certificada, onde imperam os conhecimentos e é necessário certificá-los.. é necessário é Dra formação a este povo todo, mas quer-me parecer que mais uma vez o dinheiro deste quadro comunitário vai ser deitado à rua...