Friday, February 16, 2007

Ainda a respeito da "falha de mercado" na TV

Ainda a respeito do meu post aonde argumentava das "falhas de mercado" que podem ocorrer na TV privada de canal aberto, vou tentar ilustrá-lo com um exemplo:

Imagine-se uma TV com 2 canais, ambos procurando maximizar audiências.

Imagine-se que temos 12 potenciais espectadores (ou um milhão e duzentos mil, se acharem mais realista).

Temos também 3 tipos possíveis de programas - series de acção com enredo fantasista, estilo Buffy, a Caçadora de Vampiros; documentários sobre a natureza, estilo A Vida na Terra; e telenovelas.

Vamos supor que os telespectadores têm a seguinte ordem de preferências:

1º Buffy; 2º Vida na Terra; 3º Telenovela - 1 espectador
1º Vida na Terra; 2º Buffy; 3º Telenovela - 1 espectador
1º Buffy; 2º Telenovela; 3º Vida na Terra - 3 espectadores
1º Vida na Terra; 2º Telenovela; 3º Buffy - 3 espectadores
1º Telenovela; 2º Buffy; 3º Vida na Terra - 2 espectadores
1º Telenovela; 2º Vida na Terra; 3º Buffy - 2 espectadores

Há aqui um padrão neste modelo simulado: tanto a "Buffy" como a "Vida na Terra" têm relativamente poucas segundas preferências, ou seja, alguns espectadores gostam muito, enquanto os outros gostam pouco; pelo contrário, as telenovelas terão uma vasta gama de espectadores que não são "fãs", mas também não desgostam.

Agora, supondo que todos os potenciais espectadores vão ver televisão (suposição irrealista, mas não afecta muito o raciocínio - só afectará se houver muitos espectadores que só vejam a 1ª preferência), quais serão as audiências para cada canal, conforme as programações?

Se um canal emitisse a "Buffy" e outro uma telenovela, o primeiro teria 5 espectadores e o outro 7.

Se um canal emitisse a "Vida na Terra" e outro uma telenovela, de novo, 5 para um e 7 para o outro.

Se um canal emitisse a "Vida na Terra" e outro a Buffy, teriam cada qual 6 espectadores.

Se ambos os canais emitissem programas do mesmo tipo (estilo 2 telenovelas, ou a "Vida na Terra" vs. "National Geographic", ou a "Buffy" vs. "O Homem Invísivel"), possivelmente teriam 6 espectadores cada.

Conclusão - em principio, a melhor maneira de as televisões maximizarem as audiências é ambas passarem telenovelas, mesmo que não seja o programa favorito de 2/3 da audiência (ou seja, o objectivo acaba por ser, não passar os programas que os espectadores mais gostam, mas os programas que menos espectadores desgostam)!

[Pode haver excepções - p.ex., um programa pode ser tão "esmagador" no seu segmento de mercado que leve a concorrência a desistir de conquistar o "grande público" e concentrar-se em pequenos nichos de público fiel - tanto a SIC como a TVI fizeram isso nos primeiros tempos de actividade, passando séries juvenis no "horário nobre"; no entanto, são exactamente isso - excepções]

No comments: