Friday, January 05, 2007

O Ensino Bilingue

Acerca da proposta do Bloco de criar turmas bilingues nas escolas[pdf], não sei se será boa ideia: se essas turmas forem voluntárias, só se inscrevendo nelas quem queira, sou a favor. Se forem os conselhos directivos a decidirem quais alunos vão para essas turmas, já não me parece grande ideia.

No entanto, de qualquer maneira, a proposta não é no sentido de as escolas passarem a ter aulas bilingues, mas de passarem a poder ter aulas bilingues se assim o entenderem (ou seja, nas escolas cujos presidentes de CD aparecerem a discordar da educação bilingue, as aulas continuarão monolingues). Até é possível que, com essa exprimentação em paralelo (umas escolas com bilinguismo e outras com monolinguismo) se acabe, com o tempo e com a comparação dos resultados respectivos, por se descobrir qual o melhor modelo.

No entanto, continuo na minha que o melhor modelo talvez seja "deixar de haver aulas, os alunos passarem a funcionar em auto-gestão (com a bibilioteca da escola à disposição), e a única função dos professores fosse prestar esclarecimentos/tirar dúvidas aos alunos". Aí, o bilinguismo seria relativamente simples de aplicar - haveria uns professores que tiravam as dúvidas em português e outras na "lingua materna", e os alunos iriam tirar as dúvidas com o professor que preferissem no momento, os que também resolvia os problemas de ter dois professores na mesma sala.


Sinceramente, ao contrário do que tanto os meus camaradas do BE como os opositores da medida acharão, penso que não vai ter influencia em quase nada - suspeito que quer os baixos resultados dos imigrantes, quer os problemas de integração são mais derivados à sua posição na estrutura de classes do que a “diferenças culturais” (até porque, se calhar os filhos dos cabo-verdianos têm a suas referencias culturais mais no Bronx ou em South Central LA do que do Mindelo)

3 comments:

Anonymous said...

concordo.

Miguel Madeira said...

Esse "concordo" refere-se ao texto todo, ou apenas a alguns parágrafos (como o último)?

Anonymous said...

concordo com quase tudo excepto que a "auto-gestão" seja o melhor modelo. Acho que é um modelo possível, mas não o "melhor" (e talvez nem seja "bom").