Sunday, October 29, 2006

As acusações de plágio a MST

A respeito das acusações de que "Equador" de Miguel Sousa Tavares seria um plágio de "Esta Noite, a Liberdade" de Dominique Lapierre e Larry Collins, só um ponto: como é que uma obra de ficção (embora com um fundo veridico) passada em São Tomé e Principe no principio do século XX pode ser um plágio de uma narrativa histórica acerca da independência da India em 1947?! Se o tema é completamente diferente, como é que um pode ser um plágio do outro?! Isso é como um professor acusar um aluno de ter feito um trabalho de Português copiando o trabalho de Biologia de outro aluno.

Aliás, a série de ficção cientifica Battlestar Gallactica não será um plágio da "História do Declinio e Queda do Império Romano" de Edward Gibbon? Afinal, em ambos há um Imperio...

3 comments:

Anonymous said...

não li nenhum dos dois livros, não posso dizer nada em relação a este assunto.

no entanto, pode ter sido usado como fonte de inspiração. como alias acontece com muitas das grandes obras.
senhores dos aneis, por exemplo, que bebe da tradição mitica escandinava com mistura de guerra mundial, o elogio ao ecologismo, etc; por sua vez existem inumeros livros, jogos, etc que se inspiram e inspiraram.

é como a questão do codigo de davinci, nada do que está lá escrito é realmente novo. alias o exito que teve deveu-se sobretudo à publicidade. Existem outras obras que falam de sião da madalena e todo esse ambiente mistico e obscuro.

Miguel Madeira said...

"por sua vez existem inumeros livros, jogos, etc que se inspiram e inspiraram"

Um dado curioso: eu, há uns anos atrás, comecei a escrever um livro - "Os Feiticeiros, o Duende e o Director-Adjunto" (depois fartei-me e já nem me lembro como a história era suposto evoluir). Depois, quando fui ver o "Senhor dos Aneis" no cinema, reparei que o meu "livro" até era parecido (tinha uma aliança de fadas, duendes e humanos contra um feiticeiro e umas coisas assim). Note-se que eu nunca tinha lido o Senhor dos Anéis, mas provavelemente a obra já me tinha influenciado por via indirecta, atravéz da influência que teve na cultura popular.

Unknown said...

Copiar parte de um livro então não é plágio? Mas é cópia, e cópia não é plágio? Mas lá que copiou copiou, é factual, basta ler os dois livros.