Saturday, August 05, 2006

Spectrum X My Guide to Your Galaxy (II)

No entanto, mesmo que aceitemos a concepção liberal da propriedade e a sua definição de coacção, mesmo assim as transações na sociedade capitalista continuariam a ter a se basear na coacção, já que a distribuição da propriedade em grande parte do mundo "capitalista" tem a sua raiz em prévias intervenções do Estado (intervenções essas que violavam mesmo os principios liberais.

Por exemplo, durante a colonização da América Latina, as autoridades coloniais doaram grandes parcelas de terra aos "conquistadores", o que está na origem da existência de uma vasta massa de camponeses sem terra nesses paises - ou seja, mesmo que os actuais latifundiários e capitalistas não sejam descendentes dos "conquistadores", continuam a beneficiar de uma reserva de mão-de-obra relativamente barata que foi criada pelo Estado.

[Duas leituras recomendadas sobre o assunto da intervenção do Estado a favor dos capitalistas são "The Iron Fist behind the Invisible Hand" e "Studies in Mutualist Political Economy" (nomeadamente a Parte II), de Kevin Carson]

2 comments:

Unknown said...

A transacção em si não tem coacção nenhuma porque nenhuma das partes intimida ou exerce alguma acção negativa sobre a outra. Não confudir a transacção com a forma como foi distribuída a propriedade que está a ser comerciada, trocada, etc. Não era isso que estava em questão.

Joao Galamba said...

O do santos pelos vistos afirma que a parte que mais interessa nao interessa.