Saturday, August 05, 2006

Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaky

A respeito do uso de duas bombas atómicas contra o Japão, em Agosto de 1945, é frequente argumentar-se que essas bombas podem ter morto milhares de pessoas, mas salvaram muito mais vidas, já que levaram à rendição do Japão. Sem essas bombas, repete-se, teria sido necessário continuar a guerra maritimo-terrestre contra os japoneses.

Faz sentido: sem a rendição do Japão provocada pelos bombardeamantos (ou não foi bem assim?) teria sido necessário uma campanha prolongada para expulsar os japoneses dos territórios que estes ainda ocupavam - ou seja, a guerra teria continuado nas "Indias holandesas" (Indonésia), na "Indochina francesa" (Vietname, Cambodja e Laos), na China, na Coreia, etc. Assim, graças ao uso da bomba atómica, esses territórios ganharam a paz e a tranquilidade (em vez de terem ainda mais uns anos - décadas? - de guerra pela frente, como teria acontecido sem a bomba atómica).

Numa prespectiva puramente "norte-americana", temos que assinalar que esta poupou aos EUA o envolvimento numa guerra terrestre no Extremo-Oriente: sem a bomba atómica, provavelmente montes de soldados norte-americanos teriam morrido em territórios como a Coreia ou o Vietname, a expulsar os japoneses. A bomba atómica salvou essas vidas, já que graças a ela nenhum soldado norte-americano morreu nesses sitios.

No comments: