Thursday, July 13, 2006

Reforma agrária "confiscatória"


Eu até concordo com alguns pontos do artigo - nomeadamente, também acho que as medidas contra o alcool e a obesidade são uma parvoice, já que estes (ao contrário do fumo) não afectam terceiros.

No entanto, há um ponto (completamente marginal ao conjunto do artigo) que me suscitou a atenção: o autor fala nas "oppressive and confiscatory land «reform» laws". Ora, até à pouco tempo, a propriedade rural na Escócia ainda era feudal, pelo que os "direitos de propriedade" que estão a ser postos em causa pela reforma são direitos que surgiram (directa ou ou directamente) por concessão por parte da "Coroa". Ora, acho que mesmo para os anti-socialistas, é dificil negar que, se se aceita que o Estado/"Coroa" tenha legitimidade para conceder "direitos de propriedade", então também a tem para os retirar ou limitar; por outro lado, se considerarmos que o Estado não tem legitimidade para conceder "direitos de propriedade", então ainda menos base têm os supostos "direitos" dos proprietários rurais da Escócia (os tais que estarão a ser "oprimidos" e "confiscados").

2 comments:

Anonymous said...

uma pessoa que se torne violenta com o alcool afecta terceiros, não se deve é tomar medidas proibicionistas, como alias com qualquer tipo de droga.

o mesmo com a obesidade, deve haver sensibilização e educação.

em relação ao resto, estou de acordo consigo, alias parece-me bastante logico.

Ricardo Alves said...

A venda de alcóol em escolas primárias ou secundárias tem restrições, penso eu. E faz sentido que assim seja.