Sunday, July 02, 2006

Os subsidios agricolas nos EUA

5 comments:

Anonymous said...

o outro é que diria ...e esta hein.

os subsidios mais ou menos encapotados vão ser sempre usados pelas potencias.

AA said...

Que perfeito disparate...

Anonymous said...

Esta discussão tem um contexto: a ronda de Doha e esta notícia é claramente de apoio a essa ronda.

Ao menos nos EUA está-se a ver esta propaganda para o lado free-trade, na Europa fazia-nos bem um pouco disto também.

Anonymous said...

acho bem que se acabe com o dumping e com os subsidios de exportação, mas a sua concretização.... isso já é outra conversa.

Miguel Madeira said...

Há aqui também um ponto - em termos de pura eficiência económica (sem considerações de justiça pelo meio), este sistema é melhor que o anterior.

Como os agricultores, em vez de receberem um subsidio pela produção, recebem (façam o que fizerem)o subsidio que "historicamente" recebiam naquelas terras, esse subsidio não vai ter influência no seu comportamento, logo não vai distorcer o mercado. P.ex., num sistema desses o preço dos produtos americanos deverá ser o mesmo que teriam se não houvesse subsidio algum, logo não farão "concorrência desleal" aos produtos doutros paises.

O problema é em termo de distribuição do rendimento: enquanto que um subsidio à produção acaba por, indirectamente, ser repartido entre todos os intervenientes na produção (proprietários, empresários - p.ex., os rendeiros - e trabalhadores), um subsidio à terra acaba por benificiar apenas os proprietários.