Tuesday, May 30, 2006

A ministra tem razão

A ministra de Educação fez vários considerandos sobre o estado das escolas e, entre outras coisas, disse: "[os professores] não são orientados para os casos mais difíceis. Os melhores professores ficam com os melhores alunos e os docentes com pior estatuto na casa levam com as turmas mais difíceis".

Eu, com a minha experiencia de ex-estudante, ex-professor, filho de uma professora e amigo de vários professores, digo que a ministra tem razão neste ponto - nas escolas os professores tentam todos ficar com as "melhores turmas" e são os professores com mais "peso" na escola que conseguem ficar com elas.

Aliás, em tempos estava a falar com uma senhora que é esposa de um professor - ela estava a gabar o marido, a dizer que é muito exigente, que os alunos dele saem muito bem preparados, etc. e a dada altura disse " na turma dele, só quer os melhores alunos da escola!" (ao que alguém comentou "Ah, assim é fácil!").

Também em reuniões de professores não é raro, nas conversas informais, ouvirem-se comentários do género "espero para o ano ficar com aquela turma, que é uma turma muito jeitosinha..." (o que, no fundo, é natural - faz todo o sentido que os professores não queiram alunos/turmas díficeis).

Não sei é se há solução para este problema...

(nota: como se depreende, o meu título refere-se apenas a este aspecto - os outros são mais díficies de avaliar: p.ex., não faço a menor ideia se os professores valorizam mais os seus conhecimentos cientificos do que os resultados dos alunos, como também foi dito)

2 comments:

Anonymous said...

neste ponto ela tem razão. eu senti isso no secundario.

Anonymous said...

Sou professor (tiutlar, já agora). Na minha Escola os professores não escolhem os alunos. Mal ou bem, é assim.
Portanto, mais uma vez, se verifica que nem tudo é igual, nem todos podem ser talhados pela mesma medida.
DC