Saturday, February 04, 2006

Outra vez os cartoons

N' O Acidental, Henrique Raposo faz uma comparação como o caso Rushdie:

"Em 1989, quando um senhor de turbante lançou a Fatwa sobre Rushdie, o Ocidente inteiro uniu-se contra essa afronta. Hoje, passados 17 anos, tudo mudou. Hoje, haveria ambiguidade em relação a Rushdie. Como houve ambiguidade em relação ao assassínio de Van Gogh no ano passado. Como há ambiguidade e “boa educação” politicamente correcta neste caso dos cartoons"

(...)

"Em 17 anos muita coisa mudou. Sobretudo à esquerda (...). [A] esquerda é hoje a guardiã da velha culpabilidade ocidental. A culpa é sempre nossa. (...) Por isso, os cartoonistas são os culpados. E a intolerência sai, mais uma vez, com o cadastro limpo."

Mas aonde é que HRaposo viu a "esquerda" a "desculpabilizar" o "fundamentalismo" e a dizer que a culpa é dos cartoonistas? Na verdade, a maior parte dos discursos do género "a liberdade de expressão tem que ser usada com cuidado e bom-senso" até me parece ter vindo mais de pessoas de "direita" (ex: JMF no Público, o editorial de hoje no Expresso, o Departamento de Estado dos EUA, etc.).

Diga-se de passagem que a comparação com Rushdie também não é correcta (mas já o seria comparar Van Gogh com Rushdie): creio que os cartoonistas e jornalistas não têm uma ameaça de morte em cima.

2 comments:

Anonymous said...

eu sou de esquerda e não concordo com posições estilo americanas ou inglesas ou de "facilitismo".

nem se devia pedir desculpa, bastava deixar o tempo passar e esclarecer que não foi uma "ofensiva contra o corão".

agora isto não pode ser pretexto para se fazerem outras coisas e perdermos o controlo da situação.

Anonymous said...

peço desculpa não ter o link, mas retirei do cmi e lá não tinha.