Thursday, December 29, 2005

Um "Comité" não consegue "empreender"?

Segundo Llewellyn Rockwell (citado por HFerreira no Insurgente), "não há comités empreendedores". Se eu estou a perceber bem o que é que eles querem dizer com isso, vou dar um exemplo verídico de um "comité a empreender":

Em tempos trabalhei num departamento que tinha a tarefa de imprimir as folhas de ponto dos trabalhadores da organização. A dada altura, o sistema informático que fazia essa tarefa foi substituido por outro (via bug Y2K) e, aparentemente, o novo sistema informático não tinha essa funcionalidade.

Assim, o trabalhador J. fez uma coisa em Excel (usando o VBA) para se voltar a poder imprimir automaticamente as folhas todas. Depois, a trabalhadora T. achou que aquilo devia ter mais algumas funcionalidades (que J. introduziu). Finalmente, a trabalhadora M. fez também algumas alterações (para se poder imprimir folhas de ponto de meses anteriores).

Ou seja, temos aqui um "comité" (J., T. e M.) a "empreender" (mais exactamente, a conceber e implementar um novo sistema informático).

1 comment:

Anonymous said...

é obvio que um comité ou um grupo horizontal de pessoas pode e consegue empreender.

até acho mais facil num grupo organizado horizontalmente pois não há uma rigidez e qualquer pessoa do grupo pode dar o seu contributo. é uma boa forma de encorajar a criatividade, pois torna as pessoas mais conscientes e entusiasmadas com o que estão a fazer.